Servidores de Porto Seguro promovem ações do Projeto Eleitor do Futuro

Projeto tem como objetivo aproximar estudantes de debates sobre cidadania e democracia

TRE-BA-EJE-PORTO-SEGURO

No início do ano, servidores da 122ª Zona Eleitoral buscaram informações com a Escola Judiciária Eleitoral com o intuito de desenvolver ações, no âmbito do projeto Eleitor do Futuro em escolas porto-segurenses. Assim, um acordo de cooperação foi firmado entre o TRE e o município de Porto Seguro visando promover a cidadania e estimular a conscientização política de crianças e adolescentes, preparando-os para o exercício do voto consciente através do conhecimento sobre democracia, cidadania, voto e política.

Foi realizada uma reunião com professores e gestores das escolas indicadas pela Secretaria da Educação para apresentação do referido projeto no dia 7 de junho. Na programação constam sete escolas participantes, que receberão os servidores do cartório eleitoral para uma palestra interativa com os estudantes acerca da importância do voto consciente, do reconhecimento como cidadão e como futuro eleitor, dentre outros, durante o segundo semestre deste ano.

Na segunda-feira (19/8), duas turmas da Escola Municipal João Carlos Matos de Paula receberam o evento. Já nos dias 20 e 21/8, foi a vez de outras nove turmas do Educandário Pero Vaz de Caminha receberem a atividade. “Visitamos as escolas e apresentamos o projeto e o seu conteúdo e eles são provocados a preparar uma eleição simulada. Em um segundo momento, voltaremos às escolas para realizar a simulação de votação com a utilização de uma urna eletrônica”, explicou Marcelo Osterne, chefe de cartório da 122ª Zona Eleitoral, em Porto Seguro.

Projeto Eleitor do Futuro

Na Bahia, o Projeto Eleitor do Futuro desenvolve-se, especialmente, por meio de encontros dialógicos entre servidores da EJE-BA e estudantes de escolas públicas ou particulares. Entre os temas debatidos estão a democracia e a importância do voto, cidadania, as eleições, partidos políticos e a participação política.

Diversos recursos pedagógicos são utilizados, a exemplo de explanações dialogadas, projeção de slides e vídeos, oficinas pedagógicas e de arte, promoção de concursos, debates com personalidades do cenário social baiano e votações simuladas em urna eletrônica.

Últimas notícias postadas

Recentes