Juiz Federal César Jatahy Fonseca é empossado no TRE-BA

Magistrado tomou posse nesta sexta (13/12); ele assume vaga deixada por Ávio Mozar

TRE-BA-posse-cesar-jatahy

O juiz federal César Jatahy Fonseca tomou posse, na manhã desta sexta-feira (13/12), como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O magistrado ocupa vaga deixada pelo juiz Ávio Mozar, que passará a ser juiz efetivo da Corte Eleitoral. O evento ocorreu no Gabinete da Presidência, na sede do órgão.  

César Jatahy Fonseca é filho do ex-vice-presidente e corregedor do TRE-BA desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, que também exerceu a presidência do TJ-BA (falecido em 2017) e irmão do desembargador Jatahy Júnior, atual presidente do Regional baiano. Ele foi escolhido à unanimidade dos votos, no último dia 3 de outubro, em sessão da Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Ao dar posse ao novo juiz, o presidente do TRE-BA, Jatahy Júnior, deu às boas vindas e afirmou que o magistrado tem muito a colaborar. “Na condição de irmão e admirador, não posso deixar de dizer que estou muito feliz. Tenho certeza que virá para agregar e somar com a Justiça Eleitoral”.

César também foi saudado pelos demais membros da Corte: José Rotondano, Patrícia Kertzman, Freddy Pitta Lima, Antônio Scarpa, José Batista e Diego Lima de Castro. Familiares e amigos do juiz empossado também prestigiaram a cerimônia.

O novo integrante agradeceu aos presentes e falou sobre sua expectativa em assumir o cargo. “É um ônus que nós temos de exercer a judicatura eleitoral. Todo o TRE é composto por um membro da Justiça Federal, então no nosso caso, vamos atuar junto com o Doutor Antônio Scarpa, que é titular, e eu na condição de suplente. Por enquanto estou convocado no TRF1, em Brasília, mas fico aguardando as eventuais convocações da Justiça Eleitoral”.

O juiz comentou também sua felicidade em voltar para a Justiça Eleitoral, destacando o período em que atuou como servidor do TRE-BA. “Tenho uma satisfação, em especial, porque foi aqui que comecei minha vida funcional, meu primeiro concurso público. Pra mim é como se estivesse retornando à casa”. César Jatahy Fonseca já atuou como promotor eleitoral, acompanhando eleições em comarcas do interior do estado e, além do TRE-BA, foi juiz efetivo no tribunal maranhense, em 2004.

Veja galeria de fotos

Perfil

César Jatahy Fonseca graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia, em 1993. Mestre em Direito Público pela mesma instituição, com a defesa e aprovação da dissertação “Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica – Repensando a dogmática tradicional, na sociedade de riscos, para garantia da proteção penal do meio ambiente”. Lecionou Direito Penal na Faculdade de Direito da UFBA de 1998 até 2000. Ensinou a mesma disciplina na Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) por um ano e na Faculdade São Luís (MA), em 2003.

Na Justiça Federal ingressou como juiz substituto na Seção Judiciária da Bahia (1998), tendo atuado em diversas Varas até ser promovido, em 2001, à Juiz Federal Titular da 6ª Vara (Cível) da Seção Judiciária maranhense. No Maranhão, foi Diretor do Foro e Membro da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais. Em 2004, foi removido para a Bahia. Hoje exerce atualmente a titularidade da 24ª. Vara Federal e está convocado para o TRF1 em Brasília.

Na Justiça Federal da 1ª Região, o magistrado esteve presente em várias correições ordinárias e foi designado para inspeções da Corregedoria-Geral nos demais TRFs. Participou, ainda, de mutirões e  itinerantes no âmbito dos Juizados Especiais Federais, assim como na Central de Conciliação. César Jatahy integrou as duas últimas listas tríplices para promoção por merecimento, elaborada pelo TRF1.

TF

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido