TRE-BA inicia ações locais do Programa de Enfrentamento à desinformação

Para divulgar o programa com foco nas Eleições 2020, o Eleitoral baiano dispôs de um grande painel, instalado no hall do auditório de sua sede

TRE-BA presidente do TRE-BA, em painel de combate fake news

Na tarde desta quarta-feira (18/12), um elemento diferenciado chamou a atenção dos visitantes da sede do TRE-BA: o painel do Programa de Enfrentamento à Desinformação.  A iniciativa é uma ação local pioneira para divulgar o programa que combate os mitos eleitorais e as Fake News, de modo a promover um processo eleitoral mais transparente e lúcido no próximo ano.

“A desinformação é contrária à democracia, prejudica o direito e exercício do voto e, por isso, em consonância com a diretriz estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o TRE-BA vai trabalhar esse tema constantemente”, informou Victor Xavier, secretário Especial da Presidência (SEP) do TRE-BA.

Fazem parte da estrutura do programa, ações de organização interna, alfabetização midiática, contenção à desinformação, checagem de informação e o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico e recursos tecnológicos. De acordo com informações da SEP do TRE-BA, há uma comissão multidisciplinar dedicada ao tema. 

A Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) desenvolveu um Plano de Ação, com objetivo de capacitar os cidadãos para identificar e checar a desinformação, além de estimular a compreensão sobre o processo eleitoral. Essas iniciativas vão se prolongar durante todo o ano de 2020 em diversas frentes de trabalho. 

Conforme o secretário, o objetivo é que o Eleitoral baiano atue permanentemente com base no Programa de Enfrentamento à Desinformação, por meio da promoção de “visitas às escolas e faculdades, divulgação nas redes sociais, encontros presenciais com os jurisdicionados, advogados, políticos e com todo o público que frequenta o TRE-BA”, acrescentou. 

JB

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido