TRE-BA inspira Regional do Rio Grande do Norte em ações de transparência e gestão

Em visita técnica, Tribunal potiguar adotou o TRE-BA como referência para seus projetos

TRE-BA visita TRE-RN

Duas premiações concedidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inspiraram visita técnica do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) ao Regional da Bahia. Recebida nesta quarta-feira (16/1), a comitiva potiguar veio a Salvador para conhecer as ações que renderam ao TRE-BA o selo Ouro Justiça em Números, conquistado pela segunda vez consecutiva, e o 2º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, ambos em 2018. 

Entre os representantes do Tribunal do RN estavam o seu presidente, desembargador Glauber Rêgo, além do assessor de planejamento estratégico, Antônio Klaus Villas Boas e o coordenador de auditoria interna, Jorge Henrique de Almeida. Integraram a comitiva também a diretora-geral do TRE-RN, Simone Maria de Oliveira Soares Mello; e o assessor do presidente do órgão, Arnaud Diniz Flor Alves.

O grupo foi ciceroneado pelo presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e pela diretora geral, Fabíola Mazzei, tendo acesso à rotina de trabalho e às ações reconhecidas nacionalmente.

O presidente do TRE-RN destacou a visita como uma iniciativa de se aproximar do que considera uma referência para todos os tribunais do país. “É de extrema importância esse serviço prestado à sociedade”. Já o presidente do TRE-BA reconheceu o empenho em alcançar uma gestão eficiente, “para que o eleitor, nosso destinatário final, tivesse sempre o melhor”, afirmou. 

A primeira experiência do TRE-BA que serviu como paradigma ao regional potiguar foi o Selo Ouro. O reconhecimento é dado aos tribunais que investem na excelência da produção, gestão, organização e disseminação de informações administrativas e processuais.  Para isso, foi decisivo o projeto “Auditoria é mais parceira” que, segundo a secretária de Auditoria Interna, Catiúscia Dantas, “esclarece o verdadeiro papel da auditoria como parceira, auxiliando no aprimoramento dos processos organizacionais”. 

O coordenador de auditoria interna do TRE-RN, Jorge Henrique de Almeida, conheceu o projeto baiano durante o Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em 2018. “Desde a gestão passada, começamos a implementar mudanças na relação entre gestão e auditoria. Esse projeto do TRE-BA veio consolidar a nossa iniciativa”, pontuou. 

A comitiva potiguar também encontrou no Ranking Transparência razão para a visita ao Tribunal baiano.  De acordo com a coordenadora de Planejamento, Estratégia e Gestão do TRE-BA, Robelza Rocha, este foi um trabalho desafiador porque demandava atender aos critérios rigorosos do CNJ em ano eleitoral. “Mas a COPEG desde o início envolveu todos os secretários e, assim, foi possível adequar as informações disponibilizadas”. 

Para o assessor de planejamento estratégico do TRE-RN, Antônio Klaus Villas Boas, o excelente resultado da Bahia reforça também a importância da atuação coletiva. “O espírito de equipe, a troca de informação, o entrosamento entre os setores, tudo isso resulta em boas práticas e em expertises inspiradoras. Voltamos dessa visita satisfeitos e entusiasmados para implementar ideias semelhantes”. 

CB

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido