Projeto Eleitor do Futuro visita Porto Seguro

Alunos do Colégio Municipal de Porto Seguro participaram, nesta quinta (18/7), de aula sobre cidadania e conscientização das escolhas políticas

TRE-BA Eleitor do Futuro Porto Seguro

Estudantes do Colégio Municipal de Porto Seguro foram levados à reflexão sobre Educação para a Cidadania. Nesta quinta-feira (18/7), a unidade de ensino recebeu o Projeto Eleitor do Futuro, que tem a finalidade de conscientizar os jovens de forma cultural e cívica quanto ao fortalecimento das relações sociais e do Estado Democrático de Direito. O projeto, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), foi prestigiado pelo presidente do Regional baiano, desembargador Jatahy Júnior; pelo diretor-geral, Raimundo Veira; pelo juiz substituto da Corte Eleitoral, Pedro Godinho; e pelo secretário de Planejamento do órgão, Maurício Amaral.

“Estou contente e satisfeito em ter participado dessa aula de cidadania. Esse projeto é digno de todos os aplausos. O Eleitor do Futuro é uma ação extraordinária”, disse o presidente Jatahy Júnior. Conforme o desembargador, “com a eleição simulada e as demais explanações realizadas nesta escola, o jovem passa a ter uma consciência cidadã e, futuramente, ter condições de escolher, de forma inteligente, os nossos representantes”, completou.

Vídeo: Palavra do desembargador Jatahy Júnior aos estudantes de Porto Seguro

A diretora do colégio municipal, Maria Lúcia Andrade Belém Gomes, agradeceu a iniciativa da EJE/BA sobre a realização do projeto. “A nossa obrigação é alertar os jovens sobre a importância e conscientização do voto. É de grande valia que os jovens estudantes participem desse momento democrático, que os fazem ter uma noção da importância de, antes de definir o voto, conhecer as propostas e programa de governo”, afirmou.

Dinâmica

Durante as atividades desenvolvidas, a servidora Adriana Passos ministrou aula direcionada à democracia, deveres e obrigações do cidadão e combate às fake news na política. Na ocasião, os estudantes vivenciaram diferentes etapas do processo eleitoral, como a formulação do calendário eleitoral, a simulação das eleições e a diplomação dos eleitos.

Vencedor

Eleito para o cargo de prefeito, o estudante do 9° ano, João Marcos Magalhães Correia Rage, 15 anos, propôs melhorias na educação e na saúde. “Futuramente, após cursar a faculdade, eu tenho interesse em me candidatar a algum cargo político. Quem sabe eu possa mudar para melhor o cenário do nosso país”, questionou ao revelar o desejo de ingressar na vida política.

Multiplicador

Ao todo, seis escolas de Porto Seguro participarão do Projeto Eleitor do Futuro no próximo mês de agosto. A iniciativa é do chefe de cartório da 122ª Zona Eleitoral, Marcelo Osterne. “Nossa intenção é despertar o interesse do jovem no quesito democrático. Hoje, infelizmente, as crianças estão cada dia mais desestimuladas com a política. Queremos mudar esse quadro”, disse. 

HS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido