Justiça Eleitoral prevê abertura de postos em todos os municípios em revisão biométrica

Anúncio foi feito pelo presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, em audiência pública, na manhã desta segunda-feira (3/6)

Audiência pública na Assembleia Legislativa

Todos os 281 municípios participantes da última etapa da revisão biométrica extraordinária na Bahia deverão contar com postos de atendimento. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, na manhã desta segunda-feira (3/6), em audiência pública com parlamentares e vereadores, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

“A ideia é que a Justiça Eleitoral chegue o mais próximo possível do eleitor, minimizar os sacrifícios, atendendo com respeito e dignidade. Essa audiência aqui, na Assembleia Legislativa do Estado, seria o local adequado para fazer com que todos os membros entrem nessa ação cívica de biometrizar o eleitorado da Bahia, antes das Eleições Municipais 2020”, afirmou Jatahy Júnior.

Para conseguir biometrizar 100% dos eleitores, o auxílio da classe política é fundamental, conforme destacou Jatahy Júnior. “Os representantes do Poder Legislativo, podem ajudar o eleitor a ter acesso ao serviço, facilitando o transporte, por exemplo. Não há qualquer proibição, mas é preciso fazer sem partidarizar. A ajuda é uma ação cívica e o princípio da impessoalidade deve ser preservado”, ressaltou.

O presidente da Alba, Nelson Leal, também acredita na participação ativa de outros atores para o debate, como sindicato dos trabalhadores rurais, por exemplo. “É muito importante fazermos essas audiências, é uma oportunidade de criarmos mecanismos para regularizar a vida dos munícipes. Parabéns pela iniciativa. É o primeiro presidente a realizar uma audiência na Casa Legislativa, de modo a aproximar o cidadão da Justiça Eleitoral”, elogiou.

Além do presidente da Assembleia Legislativa, participaram o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior; o representante da bancada federal do Estado da Bahia, Daniel Almeida; e diversos deputados federais, estaduais, vereadores e lideranças partidárias.

Atendimento sem filas 

A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento 0800 071 6505. Para agendar, o interessado deverá informar o número do título. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deverá informar o número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. Além disso, o cidadão poderá informar número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes sobre o agendamento. 

Hotsite da biometria

Pensado de modo a facilitar o acesso às informações, o hotsite da biometria (biometria.tre-ba.jus.br) traz dados dos 281 municípios, distribuídos por 108 zonas eleitorais, envolvidos nesta fase da revisão eleitoral. É possível, por exemplo, consultar o município sede da zona eleitoral, prazo para término do recadastramento de cada uma das cidades, além de endereço e telefone do cartório. O eleitor poderá ainda tirar dúvidas quanto a quem deve fazer o procedimento e documentos necessários.

Últimas notícias postadas

Recentes