TSE moderniza Portal com inovações e melhorias

Além do visual remodelado, alterações facilitam a navegação e a interatividade do usuário. As mudanças também foram aplicadas nos portais dos TREs

Vídeo demonstração das novas funcionalidades e layout do portal da JE

O Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está de cara nova. Com layout mais moderno e intuitivo, o objetivo é melhorar a experiência e o acesso do usuário às informações de seu interesse. O novo espaço virtual foi criado pela equipe de Conteúdos Digitais da Assessoria de Comunicação (Ascom/TSE), a partir de demandas apresentadas pelos usuários do site e de resultados de diferentes pesquisas de opinião realizadas nos últimos anos. As mudanças também foram feitas nos portais de 25 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

O Portal do TSE foi aprimorado com ferramentas que facilitam a navegação, a visualização, a interatividade e a usabilidade, além de apresentar um novo visual de cabeçalho, menu, janelas, banners e rodapé. As inovações focam na melhoria da experiência do usuário e na premissa de que a boa informação prepara a sociedade para exercer a cidadania e participar mais ativamente do processo democrático.

O bloco de Serviços, área mais acessada, manteve as mesmas funcionalidades, mas ganhou um visual renovado. Agora, ao clicar em qualquer uma das opções, abre-se uma caixa de diálogo que permite a consulta e o acesso ao serviço diretamente na página inicial.

Em ofício dirigido aos presidentes dos TREs, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, destacou que a reformulação das páginas do TSE e dos Regionais “é apenas a primeira etapa de um processo de mudanças muito mais profundo, sempre objetivando a melhor divulgação de informações”.  No comunicado, a magistrada reconheceu, ainda, a importância dos portais na prestação de serviços aos cidadãos.

Outras novidades

Além da interface mais intuitiva e repleta de funcionalidades, também estão sendo criados novos conteúdos sobre a Justiça Eleitoral em todo o país, com foco exclusivo no eleitor, em linguagem informal, simples e direta. “Nosso objetivo é atender à grande demanda do eleitor por informações acessíveis a respeito da Justiça Eleitoral, da biometria, do título e, principalmente, sobre a segurança do processo eleitoral”, explica Ana Cristina Rosa, assessora-chefe de Comunicação do TSE. O trabalho foi integralmente desenvolvido pelas equipes do TSE, sendo a Ascom responsável pelo conceito e pelo desenvolvimento em seu núcleo de campanhas, redes e web, e a STI responsável pela implantação.

Na página da biometria, por exemplo, o eleitor de qualquer lugar do Brasil pode encontrar facilmente a informação sobre o procedimento em seu estado. Ao clicar no mapa ou nos botões, é apresentado dado específico de cada unidade da Federação, com links para o portal do respectivo TRE. A página traz ainda uma área dedicada a Perguntas e Respostas, que permite tanto a busca por palavras (digitadas no campo de busca) como a leitura de toda a lista.

Já a antiga área de notícias foi renomeada para Comunicação. O espaço reúne os conteúdos de todas as mídias do Tribunal (notícias, rádio e TV), além de novos links de acesso direto aos perfis da Corte nas principias plataformas de redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, YouTube e Flickr.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido