Governadora eleita pelo “Projeto Políticos do Futuro” conhece rotina da administração estadual

A estudante Ana Beatriz de Souza conheceu a estrutura da Governadoria da Bahia

Governadora eleita pelo “Projeto Políticos do Futuro” conhece rotina da administração estadual

A estudante do Colégio Estadual Ypiranga, Ana Beatriz Oliveira de Souza, 16 anos, eleita governadora, por meio do Projeto “Políticos do Futuro” do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), visitou, na terça-feira (12/3), as instalações da Governadoria do Estado da Bahia. A atividade é desdobramento do Projeto Eleitor do Futuro, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA).

Ana Beatriz foi recebida pela Secretária de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Cibele Carvalho, que apresentou toda a estrutura e o funcionamento dos diversos setores da governadoria. O encontro entre a estudante e o governador Rui Costa foi transmitido ao vivo por meio de programa do governador Rui Costa nas redes sociais, que contou ainda com a participação da diretora do Colégio Ypiranga, Rosa do Amparo. 

Durante a conversa, o governador elogiou o projeto do TRE-BA, o que chamou de “uma proposta cidadã”. Convidada pelo próprio Rui Costa, Ana Beatriz deverá voltar a encontrá-lo nesta sexta (15/3) para cumprimento de toda a agenda do governador. “Estou muito feliz. É uma experiência diferente, nunca tinha participado de um projeto assim. Gostei muito de aprender sobre política e compreender a importância das mulheres atuarem nessa área”, disse Ana Beatriz.

“A partir do projeto, preparamos debates, palestras e orientações para que os alunos estivessem conscientizados acerca das leis que regulamentam a democracia brasileira. O que mais me chamou atenção foi a escolha de uma representação feminina. O interessante foi que ainda tivemos a oportunidade de trabalhar todo esse processo em sala de aula”, afirmou a professora articuladora do projeto, Aurelielza Nascimento Santos.

Projeto Políticos do Futuro

Lançado nacionalmente durante a edição do Programa Justiça Eleitoral Itinerante na Bahia, a primeira edição baiana do Projeto Políticos do Futuro foi realizada no Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia) – Barbalho, no dia 31 de julho de 2018. A proposta do projeto é que o estímulo à consciência cidadã sirva também de incentivo à reflexão quanto à importância da adoção de uma postura ética e responsável na vida pública.

A ocasião contou com a participação do então Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Luiz Fux; e o Presidente do TRE-BA, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.  

JM

Últimas notícias postadas

Recentes