Estudantes da UNIFACS e Faculdade 2 de Julho realizam visita acadêmica ao TRE-BA

Ação integra o Projeto “Universitário Cidadão” que promove visita ao memorial , palestra sobre a Justiça Eleitoral, além de assistir à sessão de julgamento

Ação integra o Projeto “Universitário Cidadão” que promove visita ao memorial , palestra sobre a Justiça Eleitoral, além de assistir à sessão de julgamento

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) promoveu, na quarta-feira (6/11), mais uma visita acadêmica. Dessa vez, a ação envolveu estudantes do curso de Direito da UNIFACS e Faculdade 2 de Julho. Em 2019, oito universidades do estado já estiveram no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Desenvolvido por meio do Projeto Universitário Cidadão, o objetivo é contribuir para ampliação do conhecimento acerca do Direito Eleitoral e do funcionamento e estrutura da Justiça Eleitoral.

A iniciativa, criada em 2015, busca aproximar os graduandos da Justiça Eleitoral, convidando as instituições e seus estudantes a conhecerem a história do voto, por meio da visita ao memorial, discutir a temática eleitoral, através das palestras e ter a experiência de assistir a uma sessão de julgamento.

O coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade 2 de Julho, Carlos Augusto Coutinho, acompanhou os estudantes na visita e considerou uma experiência proveitosa para a abrangência do conteúdo ministrado em sala. “O evento está sendo muito bom, estou adorando. E, se formos olhar o ângulo da cidadania e das eleições, que por muitos anos não tinham a credibilidade que tem hoje, a gente chega à conclusão de que o Direito Eleitoral é de fundamental importância para os alunos, principalmente, de nível superior”.

O graduando em Direito da UNIFACS, Jarbas Ferreira, considerou a iniciativa fundamental para conscientização e debate acerca da importância do voto na manutenção da democracia. “Ainda existe, de certa forma, o voto de cabresto, aquele que vota porque um amigo indicou, ou um parente, mas não pesquisa a proposta do candidato, quais as ações que ele pretende para a sociedade em geral”, lamentou. 

A servidora da EJE/BA, Adriana Passos, celebrou o aumento da procura das faculdades de Direito pelo Projeto Universitário Cidadão. A expectativa é a de que haja uma crescente nos próximos anos. Ao longo de 2019, o TRE-BA recebeu a visita de estudantes da UNIJORGE, UNINASSAU, Faculdade Baiana de Direito, FAMEC, UNICEUSA/FACSAL, UNIFACS, UCSAL e Faculdade 2 de Julho.

 

JM

Últimas notícias postadas

Recentes