Presidente do TRE-BA participa de celebração em homenagem a Ruy Barbosa

Celebração dos 170 anos do nascimento de Ruy Barbosa e os 70 anos do Fórum da capital aconteceu nessa segunda-feira (4/11)

Presidente do TRE-BA participa de celebração em homenagem a Ruy Barbosa

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, participou, nessa segunda-feira (4/11), da celebração dos 170 anos do nascimento de Ruy Barbosa e os 70 anos do Fórum da capital, cujo nome homenageia o jurista. A solenidade aconteceu no Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora, centro da cidade.

“É um evento significativo para nós baianos, conterrâneos de Ruy Barbosa, jurista de renome não só nacional, mas internacional. Em boa hora se comemora os 170 anos do seu nascimento e os 70 anos desse monumento que é o Fórum Ruy Barbosa. Nós, profissionais do Direito, em especial, devemos todas as reverências a esse grande mestre, constitucionalista e defensor das liberdades individuais e da democracia, que foi Ruy Barbosa”, declarou Jatahy Júnior.  

Dentre várias autoridades, também estiveram presentes à comemoração solene o corregedor regional eleitoral, José Rotondano, os juízes Freddy Pitta Lima, atual diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, Patrícia Kertzman Szporer, Diego Lima de Castro e Pedro Godinho. 

Homenagens prestadas

A celebração começou por volta das 19h, com o descerramento de uma placa e aposição de coroa de flores na cripta do jurista. Durante a visita, os presentes acompanharam a linha do tempo que relatou a história de Ruy Barbosa, especialmente elaborada para a ocasião. O evento contou, ainda, com palestra sobre a vida do homenageado, o ilustre Águia de Haia, ministrada pelo escritor, advogado, jornalista, empresário e político Joaci Góes.

A solenidade foi marcada também pelo lançamento de selo personalizado dos Correios e pela entrega da Medalha Comemorativa aos 410 anos do Tribunal de Justiça da Bahia para a Academia de Letras da Bahia, Academia de Letras Jurídica da Bahia e Instituto dos Advogados da Bahia.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido