Presidente do TRE-BA prestigia outorga de cidadania soteropolitana a vice-presidente

Honraria da Câmara Municipal de Salvador foi entregue durante sessão solene realizada no Plenário

Presidente do TRE-BA prestigia outorga de cidadania soteropolitana a vice-presidente

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Jatahy Júnior, prestigiou – no final da tarde desta segunda-feira (11/11) – a outorga do Título de Cidadão Soteropolitano ao vice-presidente da República, general Antônio Hamilton Martins Mourão. A honraria da Câmara Municipal de Salvador foi entregue durante sessão solene, realizada no Plenário Cosme de Farias. O presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), dirigiu os trabalhos.

Durante discurso de saudação, Isnard Araújo, autor da resolução que viabilizou a homenagem, apresentou o perfil biográfico do vice-presidente, desde o seu nascimento em Porto Alegre, em 1953. Também lembrou o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1972, e da missão de paz em Angola. 

O presidente Geraldo Júnior fez questão de destacar as honrarias recebidas pelo homenageado ao longo de uma vida dedicada ao Exército Brasileiro. Assim como fez o colega Isnard Araújo, frisou que o Título de Cidadão concedido pela Câmara faz justiça à sua carreira militar e por ter servido à pátria.  

Após receber o Título de Cidadão de Salvador, o vice-presidente da República reconheceu que “estar aqui neste sítio histórico, onde começamos a nos entender como nação, toca muito na alma”. Ainda em seu pronunciamento, o general Mourão disse que receber a honraria “é um sentimento diferente pelo significado histórico de Salvador (...) hoje carrego comigo uma das mais belas homenagens que ganhei em minha vida”, completou.

Mesa de trabalho

Além do presidente do Eleitoral baiano, desembargador Jatahy Júnior, e dos demais já citados, integraram a mesa de trabalho: o general de Exército José Elito Carvalho Siqueira, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; o vice-almirante André Luiz Silva Lima, comandante do 2º Distrito Naval; o general de Divisão Marcos André Silva Alvim, comandante da 6ª Região Militar; o desembargador Pedro Augusto Costa Guerra, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; o coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, comandante da Base Aérea de Salvador; e a deputada estadual Talita Oliveira (PSL), representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Por conta da natureza da solenidade, uma mesa de trabalho ampliada foi composta com autoridades militares, civis e maçônicas. O evento contou ainda com a presença do advogado Henrique Trindade, recentemente nomeado juiz efetivo do Eleitoral baiano.

Durante a sessão solene, o cantor Daniel Vieira interpretou a canção “É preciso saber viver”, no momento da entrega do Título de Cidadão de Salvador. A Banda de Música da 6ª Região Militar executou o Hino Nacional.

 

Com informações da Secom / CMS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido