Comenda da Cidadania: honraria leva nome do Desembargador Jatahy Fonseca e homenageia criação da 1ª Ouvidoria do Brasil República

Medalha foi instituída pelo TRE da Bahia na sessão de segunda-feira (28/10), após aprovação unânime dos membros da Corte

TRE-BA-juiz-antonio-oswaldo-scarpa

Proposta pelo juiz ouvidor Antônio Oswaldo Scarpa, a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca (falecido em 2017) foi instituída pelo TRE baiano, durante sessão desta segunda-feira (28/10), após aprovação unânime pelos demais membros da Corte Eleitoral. A honraria será concedida a personalidades do mundo jurídico e da sociedade em geral, que tenham se destacado na prestação de serviços em prol do cidadão.

 A lembrança do nome da comenda deu-se em razão das comemorações dos 25 anos da 1ª Ouvidoria da República Brasileira, na atividade pública, criada em 1994, durante gestão do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Os serviços se expandiram por todo o Brasil, nas esferas federais, estaduais e municipais de todos os Poderes.

O presidente da Corte Eleitoral, desembargador Jatahy Júnior, comentou a criação da Comenda. “Fico lisonjeado e muito emocionado pela lembrança do nome do meu pai para a recém-aprovada comenda. Agradeço também aos meus pares que aprovaram a honraria”, disse.

Durante a sessão, também foram aprovadas a concessão da referida comenda à Maria Luíza Costa Câmara, presidente da Associação das Pessoas com Deficiência; Maria Rita Lopes Pontes, presidente das Obras Sociais Irmã Dulce; Rita de Cássia, chefe de cartório da 5ª zona eleitoral e membro da Comissão de Acessibilidade do TRE-BA; desembargador José Edivaldo Rotondano, vice-presidente do TRE-BA; João Bosco de Oliveira Seixas, primeiro ouvidor público da Ouvidoria do TJ-BA; Rui Barata Filho, ex-juiz membro e ouvidor do TRE-BA; Antônio Scarpa, atual juiz ouvidor do TRE-BA; desembargador Maurício Kertzman, ex-juiz membro e ouvidor do TRE-BA; Cláudio Gusmão, procurador Regional Eleitoral; e os advogados com atuação mais antiga no TRE-BA, Ademir Ismerim e Vandilson Pereira Costa.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido