Justiça Eleitoral pode cancelar mais de 12 mil títulos em Utinga e Bonito

Com o título cancelado, o eleitor terá dificuldade de acesso a programas sociais, entre outras penalidades

Cancelamento de título

Mais de 12 mil eleitores dos municípios de Utinga e Bonito podem ter seus títulos cancelados, caso não compareçam ao cartório para o recadastramento biométrico. Em Utinga, 42% de eleitores precisam buscar atendimento para fazer o cadastro das digitais. No município de Bonito, o percentual é de 55%. Com o título cancelado, o eleitor terá dificuldade de acesso a programas sociais, além de ficar impedido de emitir passaporte, tomar posse em cargo público ou renovar matrícula em instituições de ensino.

Nas duas cidades, o prazo para a biometria é 18 de fevereiro de 2020. A Justiça Eleitoral, no entanto, alerta eleitores dos municípios para que não deixem para última hora. O TRE-BA lembra ainda que a identificação biométrica será obrigatória nas eleições municipais do próximo ano.

Onde posso fazer meu cadastramento biométrico?

Os serviços da Justiça Eleitoral podem ser agendados pelo site (agendamento.tre-ba.jus.br), telefone (0800 071 6505) ou whatsapp (71-3373-7223). O eleitor também pode optar pelo atendimento espontâneo, sem hora marcada, comparecendo diretamente ao cartório ou posto da Justiça Eleitoral. Em Utinga, o atendimento é feito na sede do Cartório Eleitoral, localizado na Praça Wilson Peixoto Karaoglan. Já em Bonito, a biometria está sendo realizada no posto de atendimento, que fica na Praça Benedito Mina.

Documentos necessários

Os documentos para fazer o cadastro biométrico são: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar. Os cidadãos dos municípios em fase de revisão cadastral que não atenderem a convocação da Justiça Eleitoral terão o título cancelado.

TF

Últimas notícias postadas

Recentes