Nova metodologia de atendimento do TRE-BA é aprovada por mais de 94% dos usuários

Índice foi medido por meio de pesquisa aplicada pela Ouvidoria do órgão; a priorização do atendimento por hora marcada é apontada como principal melhoria

TRE-BA atendimento biometria com presidente Jatahy Júnior

A priorização do atendimento por hora marcada durante este último ciclo da biometria rendeu ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) uma aprovação de mais de 94% dos seus usuários. O índice, medido por meio de pesquisa aplicada pela Ouvidoria do órgão, foi comemorado pelo presidente, desembargador Jatahy Júnior: “Penso ser esse o resultado de um trabalho que tem como princípio maior o respeito à cidadania”. 

Os 94% de aprovação consideram a soma dos percentuais daqueles eleitores que definiram como ótimo (72,4%) ou bom (22%) o grau de satisfação com o serviço prestado pelo posto/cartório eleitoral. 

O detalhamento da pesquisa, divulgado na segunda (7/10) pela Ouvidoria do TRE-BA, mostrou que o Tribunal também alcançou bons percentuais no que diz respeito à qualidade do atendimento e acessibilidade. Para o primeiro item, 69% dos usuários avaliaram como ótimo e 24,3% como bom. Já os aspectos de acessibilidade foram considerados ótimos por 58% dos eleitores e bom para 32,9%. 

O levantamento também mostrou que para 95,2% dos usuários o atendimento foi concluído com sucesso. A Ouvidoria destacou que cerca de 50% dos eleitores que não finalizaram o atendimento, não o fizeram por motivos alheios ao trabalho do Eleitoral, como não comparecimento, não apresentação dos documentos exigidos ou chegar ao local fora do horário marcado. 

Agendamento por whatsapp trará ainda mais conforto ao cidadão 

Lançado na última segunda-feira (7/10), o serviço de agendamento por meio do Whatsapp - aplicativo de mensagens instantâneas – deverá, conforme avaliação do presidente do Eleitoral baiano, desembargador Jatahy Júnior, trazer ainda mais comodidade ao cidadão. “Estamos felizes com a aprovação de 94% dos cidadãos, mas queremos melhorar ainda mais. Com esse intuito, lançamos uma nova modalidade de agendamento gratuito, via whatsapp. Tenho certeza que a novidade facilitará ainda mais o acesso dos eleitores aos nossos serviços”, disse. 

O agendamento por meio do aplicativo de mensagens é válido para todo o estado e ocorrerá pelo número 71-3373-7223. Ao adicionar na lista de contatos do celular, o eleitor deverá ter a opção de iniciar conversa via whatsapp. Na sequência, será necessário informar os seguintes dados: número do título de eleitor; e-mail; município para atendimento, ou seja, município onde quer votar; dia da semana de sua preferência (segunda, terça, quarta, quinta ou sexta) e o turno de sua preferência (manhã ou tarde). Não será possível a escolha do horário de atendimento, apenas do dia e turno. 

Na conclusão do agendamento o eleitor receberá uma mensagem de confirmação sobre o horário agendado, considerando o primeiro disponível para o dia e turno apontados. É importante que o solicitante leia com atenção todas as informações do comprovante de agendamento. Na avaliação do presidente Jatahy, esta é mais uma ferramenta que possibilitará a comodidade do cidadão. “É mais uma inovação que a Justiça Eleitoral coloca à disposição do eleitor”. 

Clique para agendar via whatsapp 

Além do whatsapp, os serviços da Justiça Eleitoral podem ser agendados pelo site (agendamento.tre-ba.jus.br) e pelo telefone (0800 071 6505). O eleitor também pode optar pelo atendimento espontâneo, comparecendo diretamente ao cartório ou posto da Justiça Eleitoral, considerando o horário de funcionamento. 

Sobre a pesquisa 

A pesquisa de satisfação do TRE-BA é realizada a cada trimestre. Esses resultados correspondem ao questionário aplicado de 1º de julho a 30 de setembro, quando o órgão registrou recorde de adesão, com 12.517 participantes. O número foi bastante superior ao registrado no trimestre anterior, quando apenas 522 usuários participaram. 

A pesquisa possui cinco questões objetivas e pode ser respondida em menos de dois minutos. As perguntas avaliam a qualidade do atendimento, acessibilidade do local e o grau de satisfação com o serviço prestado. Os resultados são compilados pela Ouvidoria e encaminhados, a cada três meses, à Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão. Com base nas respostas, são sugeridas melhorias no atendimento presencial do TRE-BA.

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