Presidente do TRE-BA dá boas-vindas a Henrique Trindade

Advogado foi nomeado juiz efetivo do TRE-BA; decreto, publicado nesta segunda (21/10) no Diário Oficial da União, foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro

Presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, ao lado de Henrique Trindade, nomeado juiz ef...

O presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (21/10), com o novo juiz efetivo do Eleitoral baiano, Henrique Trindade. O advogado foi nomeado para compor a Corte por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União e assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. O juiz ocupará a vaga deixada por Diego Lima de Castro, que encerrará biênio na Corte Eleitoral baiana em dezembro deste ano. 

“Acho que o Tribunal estará engrandecido com a presença do doutor Henrique Trindade como juiz titular. Recebi a nomeação com muita alegria e entusiasmo. É um profissional respeitado por todo o mundo jurídico”, comentou o presidente da Corte Eleitoral baiana, dando boas-vindas ao novo colega. 

O novo juiz agradeceu as palavras do presidente e falou da expectativa diante da posse no colegiado do TRE-BA. “Sem dúvida será uma honra muito grande poder fazer parte desta Corte. Esta luta começou no ano passado e agora de manhã recebi esta boa notícia. Então, nos próximos dois anos estarei à disposição da Justiça Baiana e procurarei honrar ao máximo esse cargo que me foi dado”, afirmou o advogado. 

Perfil 

Henrique Trindade é advogado militante há mais de 20 anos. Graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), em 1992, e em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1990, e Mestre em Administração pela UNIFACS, desde 2018. Possui especialização em Direito e Direito do Trabalho pelas escolas de Preparação do Magistrado (Epam) e da Magistratura do Trabalho e em Gestão de Cidades pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (Universidade de Feira de Santana). 

Antes de assumir a diretoria da Agência Reguladora e Fiscalizadora de Serviços Públicos de Salvador (Arsal), em março de 2015, foi secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador. O advogado já atuou como assessor-chefe da Assessoria Jurídica do Instituto de Previdência de Salvador e coordenador do Projeto de Capacitação de Secretárias Municipais de Educação do Estado da Bahia. 

Trindade ainda é membro do Conselho Curador do Museu Carlos Costa Pinto, desde 2019 e já recebeu diversos títulos e condecorações, como as medalhas da Ordem do Mérito da Defesa (Grau de Cavaleiro), pelo Ministério da Defesa e Thomé de Souza, pela Câmara Municipal de Salvador. Em 2012 e 2013 proferiu palestras internacionais sobre o marco jurídico da Constituição de Sociedades no Brasil (Barcelona) e sobre a atração de investimentos para Brasil-Nordeste (Cidade do México).

 

TF

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido