#Partiumudar: primeira etapa do projeto 2019 percorreu três municípios em um dia

Parceria leva aulas sobre democracia e cidadania a instituições de ensino da rede estadual

TRE-BA-partiu-mudar

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, por meio da sua Escola Judiciária (EJE), e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Coordenação de Política para a Juventude (CPJ), deram início, na última terça-feira (3/9), às ações do Projeto #Partiumudar - Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio. As atividades serão realizadas em algumas instituições de ensino da rede estadual durante o mês de setembro. O projeto tem como objetivo possibilitar aos estudantes aprendizado acerca de temas constitucionais, de modo a prepará-los para melhor exercer a cidadania política.

Instituições de três municípios receberam o "#Partiumudar" no dia 03 de setembro, com aulas com carga horária, em torno de três horas, ministradas por professores universitários, e, dentre os temas abordados, estavam o Estado Democrático de Direito, os direitos políticos e os instrumentos de participação política. Estudantes e professores da Escola Família Agrícola (EFAMI), em Irará, assistiram a aula pela manhã; do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Antônio Cardoso, pela tarde, e, do Colégio Estadual Durvalina Carneiro, em Feira de Santana, a noite. As duas primeiras aulas foram ministradas pelo professor Cláudio André de Sousa da UNILAB, enquanto a terceira ficou por conta do Professor José Menezes Lima, da UEFS.

Após ministrar a aula na EFAMI, Cláudio ressaltou o valor do projeto. “Considero um projeto revolucionário que tem o intuito de formar para a cidadania. Avançar na formação democrática e entender o que é democracia, regras eleitorais, sistema político é muito importante”, avaliou.

Como o próprio nome sugere, a EFAMI é uma instituição com valores baseados no conceitos de família e comunidade. Valores que, para a professora de geografia Josenilda, dialogam com os aprendizados relacionados à democracia proporcionados pelo "#Partiumudar". Ela disse que “aqui na escola, nossa rotina é nesse viés político porque nossas tarefas são divididas em prol da coletividade”.

As próximas aulas do "#Partiumudar" acontecerão entre os dias 10 e 12 de setembro, em três escolas de Salvador. No dia 20, será a vez do município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, receber a última aula desta edição do projeto. Os estudantes produzirão textos sobre os temas tratados e as instituições participantes receberão certificado emitido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA).

Projeto #Partiumudar

O Projeto “#Partiumudar" – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio foi lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2017 e a iniciativa foi fruto da parceria entre a Justiça Eleitoral, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), tendo como objetivo contribuir para suprir a lacuna de educação política de jovens com idades entre 14 e 17 anos. A ideia é trabalhar educação para a cidadania com os alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas para ampliar a discussão, não apenas sobre o jovem enquanto eleitor, mas também sobre democracia, sistemas políticos, minorias, o papel da mídia, dentre outros temas.

 

 WC

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido