TSE confirma lista tríplice para vaga de juiz efetivo no TRE-BA

Relação é composta pelos advogados Vicente Oliva Buratto, Henrique Gonçalves Trindade e Ailton Barbosa de Assis Júnior

TSE confirma lista tríplice para vaga de juiz efetivo no TRE-BA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, em sessão plenária desta terça-feira (10/9), a lista tríplice para o preenchimento de vaga de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na classe dos advogados. A relação é composta por Vicente Oliva Buratto, Henrique Gonçalves Trindade e Ailton Barbosa de Assis Júnior. 

Durante o processo, foi apresentada a existência de uma ação cível, proposta em face de um dos indicados e uma impugnação, alegando incompatibilidade em razão do exercício do cargo de procurador do estado. De acordo com o relator, ministro Sérgio Banhos, “a existência de ação de conhecimento ainda não sentenciada não é apta para macular a idoneidade moral do indicado e não impede que figure na lista”.

Quanto à impugnação, em seu voto, o relator destacou que “a circunstância do advogado indicado exercer o cargo de procurador do estado não obsta, por si só, que figure em lista tríplice para integrar a Justiça Eleitoral ante a inexistência de vedação legal”. O ministro também afirmou que os advogados indicados apresentaram toda a documentação exigida e comprovaram os requisitos descritos na Resolução 23.517/2017. 

Acompanharam o voto do relator, os Ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Jorge Mussi, Mauro Campbell, Tarcísio Vieira e Rosa Weber (Presidente), determinando o encaminhamento da lista tríplice ao Poder Executivo.

A vaga no TRE-BA surge em decorrência do encerramento do biênio do juiz Diego Lima de Castro, em 19 de dezembro de 2019.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido