Eleitora de 106 anos faz biometria em Itapitanga

Jardilina das Virgens foi até o posto eleitoral de seu município fazer a coleta dos dados biométricos para votar nas Eleições Municipais 2020

Eleitora de 106 anos em Itapitanga

Jardilina Soares das Virgens, nascida em 29 de junho de 1913, foi até o posto de atendimento eleitoral de Itapitanga, interior do estado, para realizar seu cadastro biométrico. Embora o voto seja facultativo para ela – segundo a Constituição Federal (artigo 14, inciso II, parágrafo 1º) – Jardilina fez questão de exercer a cidadania para valer sua vontade na urna.

Em Itapitanga, de acordo com levantamento do TSE, há 972 eleitores (de um total de 6.754) com mais de 70 anos aptos a votar.  Na Bahia, o número de cidadãos nessa faixa etária é 816 mil. Já em Salvador, a população eleitoral acima dos 70 anos é de mais de 90 mil.

O eleitor com mais de 70 anos de idade, que quer continuar a votar – assim como Jardilina – deve fazer a biometria no município que esteja realizando o cadastramento obrigatório. Eleitores nessa faixa etária que não participarem do procedimento terão o título cancelado e não estarão aptos ao exercício do voto. No entanto, por serem eleitores facultativos, essas pessoas não sofrerão restrições na vida civil, a exemplo da suspensão do CPF e/ou passaporte, impossibilidade de obter empréstimos, e dificuldades para recebimento de aposentadorias ou benefícios federais.

Atualmente, ocorre a revisão biométrica obrigatória na cidade de Itapitanga e em mais 241 municípios. O prazo termina na próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro de 2020. O procedimento biométrico é simples e rápido. O eleitor – idoso ou não – deve apresentar documento oficial original de identificação, comprovante de residência recente (com data de emissão nos últimos três meses) e o título de eleitor, caso possua.

O atendimento é feito presencialmente ou por agendamento. Para marcação de dia e horário específicos, o cidadão deve acessar o site www.agendamento.tre-ba.jus.brou ligar para o 0800 071 6505. O agendamento também pode ser feito por mensagem via whatsapp (71-3373-7223). Vale lembrar que é garantido ao idoso o atendimento preferencial, bem como às gestantes e deficientes físicos.

Últimas notícias postadas

Recentes