Politiza Mulher: Rogéria Santos compõe painel sobre participação feminina na política

Bate-papo com secretária municipal ocorrerá no dia 6 de março, às 10h, na Sala de Sessões do Eleitoral baiano; participação no evento não requer inscrição

Rogéria Santos compõe painel sobre participação feminina na política

Rogéria Santos, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), participará de painel promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no próximo dia 6 de março, às 10h, na Sala de Sessões do Órgão. A roda de conversa terá como tema a atuação de mulheres na Política e no Poder Judiciário e será mediada pela jornalista Carla Bittencourt. Além da secretária, o evento contará com as presenças da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Regina Helena e da deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos da Mulher, Olívia Santana. 

Rogéria, que foi ativista humanitária em países africanos durante mais de uma década, observando os resquícios da guerra na vida de mulheres, crianças e adolescentes, teve sua vida e prioridades transformadas nesse contexto. Por isso, quando regressou ao Brasil e percebeu uma realidade semelhante a que via na África, escolheu ajudar as pessoas e juntou-se ao movimento Mulheres em Ação, unindo mulheres advogadas, assistentes sociais, médicas e tantas outras que desejavam realizar trabalhos sociais em comunidades soteropolitanas. 

A vivência no movimento foi o que lhe despertou interesse em se candidatar a um cargo na Câmara Municipal, passando, neste processo, por diversas situações onde presenciou a desigualdade de gênero, como quando foi a única mulher em cima de um palanque. “Os espaços de poder são feitos também para as mulheres. Homens e mulheres precisam trabalhar lado a lado para que a gente possa construir mais, trabalhar mais e diminuir as desigualdades sociais”, afirmou a vereadora. 

Ouvintes que desejarem participar do evento não precisam realizar inscrição, uma vez que o painel será aberto ao público. Aqueles que não conseguirem comparecer, poderão acompanhar o evento pela TV TRE-BA, canal do Eleitoral baiano no Youtube

Perfil da participante 

Rogéria Santos é advogada e vereadora de Salvador para a legislatura 2017-2020, licenciando-se do cargo para assumir a nova função de Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, a convite do prefeito ACM Neto. 

Também é mestranda em Direito, Governança e Políticas Públicas, pós-graduada em Administração Pública e Gestão de Cidades e pós-graduanda em Política de Assistência Social, além de ser radialista. Foi ativista humanitária na África por 14 anos, com auxílio direto e indireto a mais de 20 mil pessoas. Atualmente elabora e coordena projetos sociais e milita em prol dos direitos humanos, inclusive das mulheres, crianças e adolescentes. 

Politiza Mulher 

O projeto Politiza Mulher é uma iniciativa do presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior. O evento é organizado pela Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), e ocorre em conformidade com a Resolução nº 255/2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. 

Vídeo - Des. Jatahy Júnior comenta evento Politiza Mulher 

Serviço 

O quê: Politiza Mulher: bate-papo sobre igualdade de gênero na política e no Judiciário

Quando: sexta-feira, 6 de março, às 10h

Onde: Sala de Sessões do TRE-BA (1ª Avenida do CAB)

Últimas notícias postadas

Recentes