Politiza Mulher: TRE-BA promove bate-papo sobre participação feminina na política

Painel terá representantes de diversas áreas de atuação no município e no estado

TRE-BA arte - evento Politiza Mulher

Com o objetivo de incentivar o debate em torno da participação da mulher na política e no Poder Judiciário, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoverá, no próximo dia 6 de março, um painel com representantes femininas de diversas áreas de atuação no município e no estado. O evento terá início às 10h, na sala de sessões do órgão.

O bate-papo terá participação da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Regina Helena Ramos Reis; da deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos da Mulher, Olívia Santana (PCdoB); e da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos (Republicanos).

O evento faz parte do projeto Politiza Mulher e é uma iniciativa do desembargador Jatahy Júnior, organizado pela Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e ocorre em conformidade com a Resolução nº 255/2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.

Na Justiça Eleitoral baiana, ações neste sentido serão realizadas ao longo do ano. O presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, reforçou a atuação do órgão na promoção de ações educativas, envolvendo a valorização da mulher. “Tenho certeza que será um evento de sucesso e muito vai incentivar para que cada dia mais essa participação da mulher aumente, fazendo com que a sociedade tenha seus benefícios”, afirmou.

Vídeo - Des. Jatahy Júnior comenta evento Politiza Mulher

Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca

No evento, a desembargadora Regina Helena Ramos Reis será agraciada com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca, pela sua destacada atuação no Ministério Público e no Judiciário.

Em 11 de julho de 1979, Regina Helena Ramos Reis tomou posse no cargo de Promotora de Justiça, atuando nas Comarcas de Itacaré, Ubaitaba, Itajuípe, Coaraci, Ipiaú e Ilhéus, chegando a Salvador no ano de 1988. Na capital, foi Promotora de Justiça de Assistência e de Família e exerceu a função de Coordenadora da Central de Inquéritos, que foi criada com sua direta participação, em 1992.

No ano de 1995, Regina Helena foi empossada Procuradora de Justiça, tendo atuado como Coordenadora das Assessorias Especiais do Procurador Geral, Coordenadora das Procuradorias de Justiça e Coordenadora da Cidadania, bem como, atuou como Conselheira por diversos mandatos. Ingressou no Judiciário como desembargadora, pelo quinto constitucional, em 30 de junho de 2014. No TJBA, em 2017, atuou como presidente da Comissão Permanente de Memória e também como presidente da 2ª Câmara Cível, ano em que este órgão julgador recebeu o Selo Ouro da Justiça Baiana. Compõe o Tribunal Pleno, 2ª Câmara Cível, Seções Cíveis Reunidas e a Seção Cível de Direito Público. Atualmente, exerce novamente o cargo de presidente da Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça a Bahia e tomará posse como Diretora da Escola dos Magistrados da Bahia (EMAB) na sexta-feira (14/2).

  • Serviço

O quê: Politiza Mulher: bate-papo sobre igualdade de gênero na política e no judiciário

Quando: sexta-feira, 6 de março, às 10h

Onde: sala de sessões do TRE-BA (1ª Avenida do CAB)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido