Coptrel: novo regimento prevê sessões e encontros virtuais

Mudanças foram aprovadas no I Encontro Virtual do Coptrel e visam modernizar o estatuto do colegiado

Novo estatuto do Coptrel.

Desde a sua fundação em 16 de setembro de 1995, o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) vem se renovando em busca de uma maior sinergia entre os TREs. A rede de ideias que o Coptrel vem construindo há 25 anos reforça ainda mais os objetivos do colégio de promover a integração e o intercâmbio de experiências entre os regionais na defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais da justiça eleitoral. A cada novo encontro, os desembargadores que presidem os regionais avaliam as regras do regimento a fim de aperfeiçoar o funcionamento do colegiado. Seguindo essa premissa, foi aprovado um novo estatuto no I Encontro Virtual do Coptrel realizado no último dia 29/6, sob a condução do TRE-BA.

Veja o novo estatuto

Desta vez, a principal alteração foi a equivalência dos mandatos dos dirigentes no colégio com o período de vigência à frente dos tribunais de origem. Com a reforma do estatuto, fica autorizada a realização de eleições para os cargos da comissão executiva em sessão virtual e por votação eletrônica, conforme explica o presidente do TRE-BA e do Coptrel, desembargador Jatahy Junior. “São modificações que vieram modernizar o estatuto, trazer para a realidade, fazendo a previsão de sessões e encontros virtuais. Mudou-se também a nova forma de se eleger os membros da comissão executiva, podendo inclusive a eleição ser virtual”. Compete ao presidente convocar e presidir as reuniões do colegiado, bem como proferir voto de qualidade, além de manter intercâmbio com entidades nacionais e estrangeiras, dentre outras atribuições.

O estatuto prevê ainda o estudo e o aprofundamento dos temas e das questões jurídico-eleitorais, a fixação de diretrizes, métodos e critérios e a uniformização de orientações jurídico-administrativas na esfera eleitoral de sua competência, respeitadas a autonomia e peculiaridades regionais, a exposição de problemas e a proposição de soluções junto à Presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Símbolos do Coptrel

Ainda no último encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, realizado pela primeira vez no formato virtual, aprovou-se o novo layout dos símbolos do colegiado. “No encontro fez-se também a previsão e aprovação do brasão e da bandeira do Coptrel. Eu achei que realmente foi uma coisa muito importante para a modernização e consolidação do colegiado”, disse o desembargador.

A bandeira ganhou cinco estrelas representando as regiões do Brasil. As estrelas aparecem sobre a faixa superior azul que representa o céu que a todos une de norte a sul do país. A imagem também traz estampado o brasão do Coptrel com o mapa do Brasil, 27 estrelas simbolizando as unidades federativas do Brasil e uma urna eletrônica representando o processo eleitoral como instrumento para a democracia.



ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido