Eleições 2020: TRE-BA lança tutorial temático sobre registro de candidaturas

Desenvolvido pelo chefe da Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidatos, Jonas Junior, texto detalha funcionamento do processo e traz alterações realizadas por conta da pandemia

Tutorial sobre Registro de candidatura para as Eleições 2020.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia lançou, nesta segunda-feira (13/7), o Tutorial Temático sobre Registro de Candidaturas, disponível no site do Eleitoral Baiano. Com linguagem simples e informações detalhadas, o tutorial orienta partidos políticos do estado em todas as etapas para o registro daqueles e daquelas que desejem se candidatar para vereador (a), prefeito (a) e vice-prefeito (a) nas Eleições Municipais de 2020. 
Elaborado todos os anos eleitorais pelo chefe da Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidatos do TRE-BA, Jonas Junior, o tutorial já é esperado por partidos políticos como instrumento facilitador no registro de candidatos e de candidatas. “É bem didático, que traduz de forma simples os textos da lei e das resoluções, o que torna a leitura bem acessível”, explica Jonas. 
Este ano, o desafio foi editar este material em um tempo mais curto, esperando as definições sobre mudanças no Calendário Eleitoral, medida de segurança em meio à pandemia de coronavírus. “Nosso prazo ficou mais apertado, mas foi preciso esperar as alterações propostas com a Emenda Constitucional para que o tutorial estivesse atualizado”, diz o servidor. 
Entre as alterações mais importantes, Jonas Junior destaca a mudança de algumas datas e também a possibilidade de os partidos realizarem de forma online o que, sem a pandemia, ocorreria presencialmente, como as convenções partidárias, por exemplo. É um material completo, que inclui todas as fases do processo, desde a contextualização sobre a legislação eleitoral até o resultado dos julgamentos ao final. 
O documento está disponível na seção de serviços online do TRE-BA para o acesso do público. Em breve, este material estará também no Guia Virtual das Eleições, que será lançado pelo Eleitoral da Bahia.
/CB
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido