Eleições 2020: TRE-BA realiza simulado nacional de registro de Candidatura

Treinamento visa testar todos os sistemas eleitorais a serem usados no próximo pleito

Simulado nacional virtual de Registro de candidatura.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza - no período de 15/6 a 15/7 - Simulado Nacional do Sistema de Candidaturas 2020 (Cand), software que alimenta a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com as informações dos candidatos às Eleições. O treinamento, feito por webconferência, visa testar todos os sistemas eleitorais a serem usados no próximo pleito. Na ocasião, foram verificados o Candex, Candex-protocolo, Cand, PJE e HE. Todas as Zonas Eleitorais (ZE's), responsáveis pelo registro de candidatura na Bahia, deverão participar. 
A primeira web conferência foi realizada pela Coordenadoria de Autuação, Registros Processuais e Partidários (Corip) e pela Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidatos (Serpac), a fim de passar orientações para a zonas eleitorais sobre os sistemas e o teste. Nesta quinta-feira (25/6), foi a vez da web da Seção de Suporte ao Usuário (SESAU). 
Ana Tereza Oliveira (Seção de Suporte ao Processo Judicial Eletrônico (SesPJE) explicou a importância do simulado, que visa registrar ocorrências, erros e bugs, para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa garantir a realização do pleito. "A intenção é que se aprimore, ainda mais, esses sistemas para que o TSE possa liberar, em definitivo, o início dos registros de candidaturas, salientou. 
De acordo com Ricardo Menezes da Coordenadoria de Autuação, Registros Processuais e Partidários (CORIP). para a realização do simulado é necessário que as ZEs instalem os sistemas para que "nós possamos dar suporte remotamente por e-mail ou webconferências. Os sistemas servem para os pedidos de registro de candidatura, onde todos as solicitações de registro de candidatos passam por esses sistemas", explicou. 
O trabalho é feito em parceria entre a SJU, tendo como responsáveis, Ricardo Menezes e Jonas Júnior, pela Corip, Serpac, SesPJE (representada por Ana Tereza Oliveira e Felipe Souza) e a Sesau. O simulado contou com o apoio do Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação (Gab-STI).

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE-BA 88 anos: No aniversário do Eleitoral baiano, servidores falam sobre a pluralidade da instituição

A diversidade é uma marca do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, que possui servidores formados nas mais diversas áreas. Na última matéria da série que comemora os 88 anos do Eleitoral baiano, três histórias de servidores ilustram o TRE-BA como uma instituição plural e que também influencia aqueles que já fazem parte dos seus quadros a iniciarem e aprofundarem estudos na área jurídica.