A Mídia e as Eleições: presidente do TRE-BA diz que combate às fake news precisa associar punição e educação

Em live, realizada na noite desta terça (26/5), o desembargador Jatahy Júnior falou também sobre eleições em tempos de pandemia, representatividade feminina e se solidarizou com vítimas da Covid-19

Print da tela da live, com a imagem do Presidente do TRE-BA, Desembargador Jatahy Júnior, acima ...

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na noite desta terça (26/5), mais uma etapa do projeto “A Mídia e as Eleições”, que este ano ocorre em formato totalmente online, com publicação de videoaulas e transmissão de lives via rede social. O primeiro ao vivo a integrar a programação do evento foi protagonizado pelo presidente do Órgão, desembargador Jatahy Júnior, que – em um bate-papo com o jornalista Carlos Augusto – falou, dentre outros temas, sobre fake news, Eleições 2020 e representatividade feminina na política. 

Áudio da live

Ao ser indagado sobre as dificuldades enfrentadas pela onda de notícias falsas dentro território político, o presidente do Eleitoral baiano comentou os avanços na legislação para o combate desse tipo de prática e destacou os esforços da Justiça Eleitoral para, além da punição, educar a população em torno do tema. “Acho que este é um assunto bastante sério para todos nós e temos trabalhado para responsabilizar e punir quem adota este tipo de prática, porém, mais que isso, a Justiça Eleitoral tem empenhado todos os esforços para também educar o eleitor no sentido de não compartilhar aquilo que não tem certeza e buscar sempre fontes confiáveis de informação. Acho que a educação é de extrema importância para vencermos as fake news”, disse. 

Sobre as Eleições Municipais 2020, o desembargador Jatahy Júnior reiterou sua confiança na realização do pleito este ano. “Vivemos um momento impensável no mundo inteiro, onde tudo que era tido como certo passou a ser repensado diante dessa nova realidade. No entanto, as eleições continuam marcadas para 4 de outubro e é com base nisso que continuamos a trabalhar, uma vez que existe um calendário eleitoral com uma série de prazos para que o pleito se realize, todos até agora cumpridos pelo nosso Tribunal, mesmo com a suspensão do trabalho presencial, o que me leva a ter uma esperança concreta sobre a realização das eleições”, afirmou. 

Ainda dentro do debate em torno da realização do pleito, o presidente do Eleitoral baiano citou o discurso do recém-empossado presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, “ele disse ontem (25/5) que, ainda que seja necessário adiar, que seja um adiamento o mais curto possível, para que a eleição ocorra ainda este ano. Essa preocupação é para não haver prorrogação de mandatos, o que não é concebível na democracia brasileira”, completou o desembargador.   

Questionado sobre as leis que pretendem garantir uma maior participação feminina na política, o presidente disse considerar a ação necessária, porém criticou a manipulação por parte de alguns partidos políticos. “Já tivemos, até mesmo, casos de candidaturas laranjas, o que não pode ser admitido pela Justiça Eleitoral. Esses partidos foram punidos, mas ainda penso que uma medida mais efetiva seria a garantia de reservas de vagas nas câmaras legislativas e não apenas de candidaturas”, considerou.    

Antes do encerramento da transmissão, o presidente do Eleitoral baiano fez questão de lembrar as vítimas do coronavírus em todo mundo, em especial na Bahia e no Brasil, e prestou solidariedade aos familiares. Para o desembargador Jatahy Júnior, “este é o momento de unirmos forças para superar a crise”.    

Ouça o áudio da live

A próxima live integrante do projeto “A Mídia e as Eleições” ocorrerá às 18h desta quinta-feira (28/5), também por meio do Instagram do Eleitoral baiano. Desta vez, o tema será “Comunicação Institucional”, que será debatido entre a secretária de comunicação social do Superior Tribunal de Justiça e assessora-chefe do Conselho da Justiça Federal, Juliana Neiva, e a jornalista Daniele Silva.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido