A Mídia e as Eleições: segunda aula já está disponível

Ministrada pela assessora de comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa, videoaula integra evento que culminará em live com o presidente do TRE-BA, Jatahy Júnior, na próxima terça (26/5)

Segunda videoaula do Projeto do TRE-BA "A Mídia e as Eleições".

Já está disponível a segunda videoaula do projeto “A Mídia e as Eleições”, que em 2020 acontece de forma online por causa do coronavírus. Com o tema “A atuação da Justiça Eleitoral”, o vídeo foi produzido pela assessora de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ana Cristina Rosa. O vídeo traz reflexões quanto ao papel da mídia no fortalecimento da democracia.

A assessora recorda a campanha do TSE em ocasião do Dia Mundial da Democracia, em 2019, cujo slogan era: “Sem imprensa livre não há democracia e sem democracia não há imprensa livre”. Para Ana Cristina Rosa, a máxima é ainda mais importante no contexto de um ano eleitoral que acontece em meio à pandemia de Covid-19 e à infodemia de notícias falsas.

“Essa é uma mensagem verdadeira e muito relevante, que mostra a comunicação como uma área estratégica e cada vez mais essencial”, afirma. A assessora defendeu ainda a importância da realização de eventos como o “A Mídia e as Eleições”, “que dialoga com jornalistas, editores, servidores, magistrados e representantes da sociedade civil, ainda que aconteça em ambiente virtual. Com este evento o TRE-BA sustenta o debate no ano em que a população escolherá novos prefeitos e vereadores”, observa Ana Cristina Rosa.

A assessora lembra ainda que o slogan das Eleições 2020 - “Seu voto tem poder” - enfatiza a cidadania de cada um e como isso pode acontecer de forma mais eficiente se a mídia e as empresas de checagem de informação atuarem em parceria com a Justiça Eleitoral. Ana Cristina também ressalta o Sistema de Comunicação Integrado, que estreitou os laços entre o TSE e todos os regionais do país como algo que será determinante para esta eleição, que acorre em meio à pandemia.

Live com o presidente

“A Mídia e as Eleições” é um projeto do TRE-BA que integra as ações em ano eleitoral. Em 2020, por sugestão do presidente do Eleitoral baiano e do Coptrel, desembargador Jatahy Júnior, o debate será feito em rede, respeitando o isolamento social necessário durante a pandemia de coronavírus.

O projeto estreou com videoaula sobre o Calendário Eleitoral e os seus desafios, conduzida pelo professor de Direito e analista do TRE-BA, Jaime Barreiros Neto. Esse conteúdo também está na internet e pode ser acessado no canal oficial do Tribunal no Youtube.

O ponto alto da programação é uma live com o presidente Jatahy Júnior, que acontecerá na próxima terça-feira (26/5), às 19h. O presidente conversará com o jornalista Carlos Augusto, editor do jornal Grande Bahia. A entrevista ao vivo será transmitida no Instagram do TRE-BA e do Grande Bahia.

“A Mídia e as Eleições” é resultado de parceria entre a Assessoria de Comunicação, a Ouvidoria e a Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE-BA.

Assista primeira videoaula

Assista segunda videoaula

/CB

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido