TRE-BA participa de reunião preparatória para Encontro Nacional do Poder Judiciário

Evento promovido pelo CNJ reuniu representantes de tribunais de todo o país e funcionou como uma prévia para o encontro que definirá as metas do Judiciário para 2021

Evento promovido pelo CNJ reuniu representantes de tribunais de todo o país e funcionou como uma...
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou nesta segunda-feira (25/5) a primeira Reunião Preparatória para o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, com a participação de representantes de tribunais e conselhos de justiça de todo o país. O evento foi realizado por meio de videoconferência, por conta da pandemia de coronavírus, e foi uma prévia para o Encontro que tem como objetivo aprovar as metas do Judiciário e outras diretrizes para 2021. 
A importância do Encontro Nacional do Poder Judiciário foi ressaltada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins – que, no evento, representou o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Em sua avaliação, o encontro é responsável por definir paradigmas e orientações em questões como produtividade, alcance de resultados e uniformização de procedimentos. Na ocasião, ele afirmou que a Justiça brasileira aprimora a sua gestão para alcançar a melhoria da prestação jurisdicional. 
O TRE-BA foi representado pelo seu presidente, desembargador Jatahy Júnior; e também por seu corregedor e vice-presidente, desembargador Roberto Frank; além dos servidores da área de Estratégia, Maurício Amaral, Luciana Bichara e Benjamin Macedo; e da Corregedoria, Thais Habib e Arnaldo Torres.
Pandemia
A atuação da Justiça em tempos de coronavírus foi tema da reunião. Apesar do desafio e das restrições impostas pela pandemia, os tribunais têm obtido bons resultados no período, com o direcionamento de valores para o combate à Covid-19 e ótimo desempenho em produtividade. Nesse aspecto, o TRE-BA vem figurando em destaque desde o início do trabalho remoto, em 16 de março, como um dos três tribunais eleitorais que mais proferiu sentenças e decisões e realizou despachos e movimentações processuais. 
O presidente do TRE-BA e do Coptrel elogiou a reunião e afirmou que “a Covid-19 não conseguiu imobilizar o Poder Judiciário brasileiro. Continuamos unidos e prestando esse serviço essencial”.
DataJud

No evento, foi lançada a Base Nacional de Dados Processuais do Poder Judiciário (DataJud). A proposta do novo sistema é reunir todas as informações e estatísticas sobre os processos judiciais em base única, simplificando o envio de dados pelos tribunais. Para a coordenadora de Planejamento de Estratégia e Gestão, Luciana Bichara, “o sistema irá conferir maior consistência e padronização das informações, permitindo a utilização dos dados estatísticos como importante fundamento para a definição de políticas a serem implementadas”.
Metas e Estratégia nacionais
O CNJ também apresentou balanço final sobre o cumprimento das Metas Nacionais para 2019. No relatório, o TRE-BA superou em 42,69% a Meta 1, que diz respeito a julgar mais processos de conhecimento em relação à quantidade de novos casos distribuídos no ano. O Conselho destacou que a aderência na execução da Estratégia Nacional do Poder Judiciário foi superior a 95% em todos os segmentos no que diz respeito a macrodesafios, celeridade e produtividade na prestação jurisdicional. 
Ainda sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, foram apresentados dados a respeito do monitoramento no biênio 2018/2019, resultado de pesquisa realizada no início de 2020. O CNJ também realizou um painel sobre os desafios do Poder Judiciário na formulação de metas para atuação dos tribunais brasileiros nos próximos seis anos (2021/2026).
Na oportunidade, foram também premiadas as práticas dos tribunais vencedoras com o Selo CNJ de Desburocratização e lançado o Prêmio CNJ de Qualidade 2020.
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido