TRE-BA promove versão online do evento “A Mídia e as Eleições”

Redes sociais do TRE-BA serão espaço de debate público sobre a importância das eleições para a democracia do país; programação do evento inclui videoaulas e live com o presidente Jatahy Junior

Evento do TRE-BA, que acontece em todos os anos eleitorais, este ano será de forma online atravé...
O ano eleitoral marcado pela pandemia de coronavírus e pela infodemia, fenômeno de disseminação de notícias falsas, precisa de um debate ainda mais extenso sobre a importância do pleito para a democracia. Esse é o contexto em que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza o evento "A Mídia e as Eleições", que em 2020 acontece online e começa nesta terça-feira (19/5), nas redes sociais do Tribunal. 
O evento, que já é parte do calendário do TRE-BA em ano de votação, promove encontros com jornalistas, magistrados, acadêmicos, técnicos da Justiça Eleitoral e representantes da sociedade civil. Por causa da Covid-19, o presidente do TRE-BA e do Coptrel, desembargador Jatahy Júnior, sugeriu que as discussões aconteçam online. A estreia é a videoaula "Calendário Eleitoral e desafios", ministrada pelo professor de Direito e analista do Eleitoral baiano, Jaime Barreiros Neto. O vídeo está disponível no canal do TRE-BA no Youtube. A programação inclui ainda videoaulas com convidados de todo o Brasil, com reconhecida atuação na imprensa e no judiciário eleitoral.
Live com o Desembargador Jatahy Júnior
Na próxima terça-feira (26/5), às 18h, o desembargador Jatahy Júnior fará uma live sobre o tema com o jornalista Carlos Augusto, editor do Jornal Grande Bahia, e a entrevista será transmitida ao vivo nos perfis de Instagram oficiais do Tribunal e do jornal. 
O presidente reforça que os debates são ainda mais necessários neste momento, considerando o cenário de crise e desinformação, que pode influenciar na decisão dos cidadãos. “Com este evento, o TRE-BA busca aproximar-se, ainda mais, da imprensa e esclarecer sobre a atuação da Justiça Eleitoral, colaborando para que tenhamos uma sociedade bem informada e consciente das escolhas que fará nas urnas". 
Calendário Eleitoral
Na videoaula que marca a estreia de “Mídia e Eleições”, o professor Jaime Barreiros afirma que a cobertura desse processo será ainda mais desafiadora em 2020, considerando o coronavírus. Ao falar sobre o Calendário Eleitoral nesse contexto, ele destaca a atuação do TRE-BA, que seguiu trabalhando de forma remota para continuar prestando serviço ao público. 
Datas como o dia 4 de abril, prazo final para a filiação partidária e mudança de domicílio eleitoral, e o dia 6 de maio, fechamento do cadastro eleitoral, são apontadas na videoaula como momentos decisivos da atuação do TRE-BA no início da pandemia. “O Tribunal rapidamente possibilitou que futuros candidatos e eleitores pudessem regularizar a situação pela internet. Na Bahia, mais de 70 mil pessoas foram atendidas pelo Título Net e isso é uma conquista muito importante”.
Jaime Barreiros explica também o funcionamento da Justiça Eleitoral e traça um panorama histórico, lembrando que, com a tecnologia, a sociedade ganha mais celeridade e segurança no processo. Para ele, não cabe especular sobre o adiamento das eleições municipais, marcadas para outubro de 2020. “Acredito que, se acontecer, deve ser por pouco tempo e, sempre tendo em vista as implicações que, embora não sejam de responsabilidade imediata da Justiça Eleitoral, são fundamentais para a nossa democracia, como, por exemplo, a prorrogação dos mandatos”. 
A Mídia e as Eleições é um evento organizado por meio de parceria entre a Assessoria de Comunicação, a Ouvidoria e a Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE-BA.
/CB

Últimas notícias postadas

Recentes