‘Politiza Mulher’ incentiva debate e participação feminina na política e no Judiciário

Painel, idealizado pelo desembargador Jathay Júnior, foi realizado na manhã desta sexta-feira (6/3); na ocasião, a Desa. Regina Helena foi agraciada com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca

Na ocasião, a Desa. Regina Helena foi agraciada com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy ...

A primeira edição do Politiza Mulher - iniciativa do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior - ocorreu na manhã desta sexta-feira (6/3), na Sala de Sessões do Eleitoral baiano. O evento foi organizado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), e dá início a uma série de eventos que objetiva incentivar o debate e a participação da mulher na política e no Poder Judiciário. 

Assista na íntegra na TVTREBA 

O inicio do evento foi marcado pela homenagem à desembargadora Regina Helena Ramos Reis, agraciada com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca – pela sua destacada atuação no Ministério Público e no Judiciário – entregue pelas mãos da desembargadora Carmem Lúcia Pinheiro, que presidiu a cerimônia, representando o presidente do Regional baiano, desembargador Jatahy Júnior. “É uma honra para mim estar aqui neste evento, substituindo o presidente desta Corte de Justiça, desembargador Jatahy Júnior. Saúdo os colegas desembargadores e demais magistrados que aqui se encontram e autoridades civis e militares presentes”, proferiu a desembargadora Carmem Lúcia.

Acompanhe o Giro De Notícias 

Em seguida, o bate-papo foi mediado pela jornalista Carla Bittencourt e teve como participantes a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Regina Helena Ramos Reis; a deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos da Mulher, Olívia Santana, e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude, Rogéria Santos. 

A iniciativa e realização do evento foi celebrada pela vereadora Rogéria Santos. “Quando a gente fala de política e mulher e, a gente vê, um órgão como o TRE-BA trazendo à baila essa temática, isso nos alegra sobremaneira. Falar de política para mulheres é você dizer que, deixar fora, todo e qualquer corolário de partidos, e você trazer evidência à causa, trazer, a cima de qualquer coisa, aquilo que nos move, que é o empoderamento feminino de forma consciente. Quando você trás a mulher para o espaço da política, está dizendo para a política que você está trazendo uma prática humanizada, uma política capaz de ser regida e tocada por uma sensibilidade que só uma mulher possui”, pontuou Rogéria.     

Na opinião da deputada Olívia Santana, é importante que o TRE-BA assuma, também, este papel de impulsionar, cada vez mais, a participação das mulheres na política. “Garantir essa contribuição institucional para elevar a nossa participação nos espaços de poder político”. Olívia destacou que “toda mulher que é parabenizada por seu trabalho, nós todas, nos sentimos representadas nessa homenagem”.  Na ocasião, a deputada mencionou que é fundamental que pensemos coletivamente, independente de partido, de que posição política estejamos, devemos incentivar a pauta e agenda de emancipação das mulheres. 

Já a desembargadora Regina Helena Ramos Reis, ao se referir à participação feminina na política, disse “sendo mulher, é muito confortável votar em outra mulher, mas é preciso conhecer bem a proposta”, ressalvou. A magistrada mencionou que um tema como o ‘Politiza Mulher’, levanta questões muito pertinentes. “Um tema dessa magnitude é preciso que nos aprofundemos na causa. A consciência universal nos impele de assumirmos a liderança compartilhada, seja no Judiciário ou no Executivo, enfim, em todas as esferas da sociedade. Não nos intimidemos!” aclamou Regina Helena, referindo-se ao machismo, preconceitos, discriminação, explícitos na política e nas demais esferas públicas.

Participação 

Diversas autoridades contemplaram o evento, dentre eles os desembargadores Joanice Maria Guimarães de Jesus, Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, Cynthia Maria Pina Rezende e Mário Albiani Alves Júnior. O evento foi ainda prestigiado por Henrique Trindade, juiz membro do TRE-BA; Julieta Palmeira, secretária de Política para mulheres representando o governador do estado, Rui Costa; Maria Alice Porto, representante do conselho de contabilidade; Aladilce de Souza, vereadora e ouvidora geral da Câmara Municipal; Mara Souza, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação; Daiane Santana, representando a deputada estadual Fabíola Mansur; Evilásio Bouças, presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras de Salvador; Suzana Cristina dos Santos, da Associação Emília Machado; Bruna Cavalheiro, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loketa Valadares; Thiago Bianchi, vice-presidente da OAB/Camaçari; Vandilson Costa, advogado; Camile Lima Bispo, coordenadora SPMJ; Ludimila de Souza Rêgo Rodrigues, coordenadora SPMJ; Maria Auxiliadora Alves, coordenadora dos serviços da SPMJ; Jadison Palma, Instituto Jovens Periféricos; Zandra Parada, juíza eleitoral Nazaré; Ângela Guimarães, assessora especial Setre; Maria del Carmen, deputada estadual; Regina Sousa, coordenação de juventude e presidente do instituto Pedro Barbosa;  Eurânia Mangueira, diretora de política para as mulheres; Márcia Virgens, procuradora de Justiça; Juíza Rosana Cristina Souza Passos Fragoso Modesto Chaves, representante a AMAB; Taís da Hora, advogada SPMJ e Luciana Cruz, representando a secretária do meio ambiente. 

O painel foi transmitido ao vivo pela TV TRE-BA, canal oficial do Eleitoral baiano no Youtube

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido