Eleições 2020: TRE-BA recebe do TSE primeira carreta com itens de proteção individual para mesários

Primeiro dos 12 veículos que transportam os EPIs foi entregue nesta sexta-feira (18/9); material ficará acondicionado na Base Aérea de Salvador, de onde será feita a redistribuição para as zonas eleitorais

TRE-carreta-epi

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia recebeu, na manhã desta sexta-feira (18/9), a primeira das 12 carretas enviadas pelo Tribunal Superior Eleitoral com equipamentos de proteção para os mesários das Eleições Municipais. O material será acondicionado na Base Aérea de Salvador, espaço cedido pela Força Aérea Brasileira, de onde os EPIs serão redistribuídos para as zonas eleitorais. As demais carretas devem chegar até 30/9.

 

Os itens enviados pelo TSE foram doados por cerca de 30 empresas parceiras, que responderam ao edital para doação de EPIs, com o objetivo de prevenir a transmissão do novo coronavírus nas Eleições de novembro. O edital prevê ainda a organização e entrega desses materiais. Na Bahia, essa logística irá atender 108.420 mesários convocados para as 199 zonas eleitorais do estado, sendo 19 na capital e 180 no interior.

 

O carregamento desta sexta-feira foi de 28 pallets, com 105 caixas em cada pallet, contendo 12 unidades de álcool em gel de 400ml em cada caixa. No total, foram entregues 2.940 caixas. O Eleitoral baiano irá receber ainda 604.607 máscaras para mesários; 154.531 face shields; 152. 511 unidades de álcool gel de 200ml; 27.870 unidades de álcool líquido; 32. 406 pôsteres A3 e 22.062 pôsteres 54 X64 para as seções eleitorais e os locais de votação. Serão entregues também 124.265 adesivos para a marcação das filas. 

 

De acordo com o TSE, todos os materiais obedecem às especificações da ABNT. O presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, destaca que esses equipamentos serão essenciais para Eleições mais seguras. “Na Bahia, usaremos o galpão da Base Aérea, espaço gentilmente cedido pela Aeronáutica. Aproveito para apresentar, na pessoa do seu comandante, coronel aviador Ivan Karpischin, os agradecimentos da Justiça Eleitoral.”

 

Logística

 

A escolha da Base Aérea de Salvador para acondicionar os EPIs enviados pelo TSE aconteceu quando o TRE-BA acreditava que o material chegaria por via aérea. Quando o Eleitoral baiano foi notificado de que o material seria enviados em carretas, o acordo com a Força Aérea já estava feito.

 

A secretária de gestão administrativa do TRE-BA, Robelza Rocha, avalia que este é o melhor local na cidade para esse objetivo. “É um galpão amplo, ventilado e apropriado para acondicionar a grande quantidade de álcool, que é altamente inflamável. Fomos orientados a instalar extintores de incêndio e todo o armazenamento será feito em segurança e de forma adequada”.

 

O TSE enviou um roteiro com orientação logística para recebimento, acondicionamento e redistribuição dos EPIs para os cartórios de Salvador e do interior do estado, explica o chefe da Seção de Gestão de Almoxarifado, Lutero Rodrigues. O TRE-BA vai receber o montante total, separar e enviar para as zonas eleitorais. As zonas, por sua vez, vão repassar os kits para quem vai trabalhar nos dois turnos das Eleições. “Esse hangar é uma área excelente, sem incidência de raio solar direto e além disso, é uma área militar, monitorada 24 horas”, observa Lutero.

 

Para o capitão Alex Luís Araújo, chefe da Divisão de Apoio Operacional da Base Aérea de Salvador,  a tarefa é gratificante. “A Força Aérea e todo o Ministério da Defesa vem apoiando a Justiça Eleitoral. É muito importante saber que todo esse material dará suporte para que as Eleições aconteçam da maneira mais segura possível”. 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido