Gestores do TRE-BA participam de curso sobre implementação de auditoria interna

Com ênfase em ética, efetividade de controles internos e governança corporativa, evento incentivou a implementação destas práticas no cotidiano do Tribunal

Gestores do TRE-BA participam de curso sobre implementação de auditoria interna

Gestores do TRE-BA participaram do curso Governança, Gestão de Riscos e Controle com ênfase no COSO e Consultoria, nos dias 22 e 24 de agosto, promovido pela SAU e SGP. 

O objetivo foi capacitar os servidores a reconhecer os princípios, diretrizes, mecanismos e as práticas de governança, gestão de riscos e controles internos para utilização nos processos de gerenciamento de riscos neste Regional. 

Em 15/6/2018 foi publicada a Resolução Administrativa TRE-BA nº 16/2018, fixando o prazo de 120 dias, a contar da publicação do Manual de Gestão de Riscos para que as unidades do TRE-BA apresentem o seu Plano de Tratamento de Riscos. 

Ministrado pelo auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Alves de Carvalho Neto, Diretor de Auditoria da Secretaria de Métodos e Suporte ao Controle Externo, o evento foi dividido em duas partes. Os dois primeiros dias foram dedicados ao gerenciamento de riscos e o último dia à Consultoria. 

“Diante de uma incipiente cultura no gerenciamento de riscos, o curso visa instrumentalizar o gestor do ferramental teórico necessário para o desempenho dessa atividade na sua unidade”, explicou a Secretária de Auditoria Interna, Catiuscia Abreu. 

Consultoria 

O último dia do curso foi dedicado à consultoria, função adicional à auditoria, criada para aprimorar os processos de governança, gestão de riscos e controle. Carvalho Neto falou sobre avaliação e consultoria como atividades desenhadas para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. 

A consultoria surge de uma solicitação específica dos órgãos, dos colegiados de governança ou da alta administração, ensinou o auditor.  Segundo ele, a natureza e o escopo da consultoria estão sujeitos a assuntos estratégicos da gestão, “e diz respeito a um acordo prévio com o cliente, acerca daquilo que é estruturante e que, em longo prazo, terá efeito de agregação de valor”.

TS/CB

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