Biometria: 39 municípios encerram a revisão em 31 de outubro
Eleitor pode agendar o atendimento através do site ou telefone
Em toda a Bahia, 281 municípios entraram na última fase de recadastramento biométrico obrigatório, em 13 de maio. Desse montante, 39 terão o processo encerrado no dia 31 de outubro. Após disponibilizar o agendamento do atendimento para evitar a formação de filas, o TRE-BA espera que os eleitores não deixem para realizar a revisão na última hora. Consulte aqui a lista com todos os municípios em fase obrigatória de recadastramento biométrico.
O presidente do TRE-BA, o desembargador Jatahy Junior, chama a atenção para a comodidade trazida pelo agendamento. “Estamos sempre alertando sobre a necessidade das pessoas buscarem pelo atendimento o quanto antes para que, desse modo, seja possível evitar a formação de grandes filas durante os últimos dias de prazo para regularização. É algo que é possível evitar. Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos que a população também faça a dela comparecendo à Justiça Eleitoral.”
Prejuízos
São vários os problemas que o cidadão pode enfrentar em consequência do cancelamento do título eleitoral pelo não recadastramento biométrico, além de ficar sem votar no próximo pleito. Dentre as principais estão a impossibilidade de obtenção de empréstimos em instituições públicas, passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras.
Agendamento
A última fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site ou telefone. Para agendar o atendimento, basta acessar agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar 0800 071 6505 / 33737223. O número do título será solicitado. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deverá informar CPF, data de nascimento e nomes completos dos pais. O cidadão também poderá cadastrar telefone e e-mail, dados importantes para recebimento de confirmação e lembretes do agendamento.
/WC