Participação política é essencial na última fase da biometria, defende juiz
Em audiência pública realizada nesta sexta-feira (28/6), no município de Inhambupe, juiz federal Ávio Mozar das Neves defendeu a parceria com gestores municipais para a conclusão do cadastramento biométrico no estado
A participação de lideranças políticas e comunitárias é fundamental para a conclusão da revisão biométrica antes das Eleições de 2020. Com essa ideia, o juiz federal Ávio Mozar das Neves resumiu a audiência pública realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, nesta sexta-feira (28/6), no Fórum Ministro Adalício Nogueira, no município de Inhambupe. “Essa audiência é a oportunidade de aprofundarmos a importância da biometria”, afirmou o juiz.
Durante a audiência, o juiz apresentou a nova logística da última fase da revisão biométrica extraordinária. Visando a comodidade do eleitor e o fim das longas filas, o processo passou a ser realizado por agendamento, que pode ser feito pelo site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou pelo telefone 0800 071 6505. “Os líderes políticos podem colaborar buscando auxiliar aos eleitores que não tenham acesso às tecnologias, no sentido de colaborar para que consigam acessar o serviço de agendamento pelo site”, observou Ávio Mozar.
O magistrado ressaltou ainda que, além do cancelamento do título de eleitor, aqueles que não realizarem a biometria podem ter uma série de restrições civis, como o impedimento para a retirada de passaporte, por exemplo. A audiência em Inhambupe incluiu as cidades de Acajutiba, Aporá, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra, Rio Real e Sátiro Dias.
Agendamento
A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou telefone 0800 071 6505. Para agendar o atendimento, basta acessar ou ligar. O número do título será solicitado. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deve informar número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. O cidadão também pode cadastrar o número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes do agendamento.