Presidente eleito do TRE-BA, Jatahy Júnior, visita Tribunais de Contas do Estado e Municípios
O encontro entre as autoridades transcorreu na tarde dessa segunda-feira (25/3)
O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, que assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no próximo dia 28 de março, esteve, nessa segunda-feira (25) no Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), em visita aos presidentes dos dois órgãos. Na ocasião, Jatahy Junior formalizou convite aos presidentes Gildásio Penedo Filho (TCE-BA) e Plínio Carneiro da Silva Filho (TCM-BA), para sua posse no dia 28/3, com solenidade marcada para às 17h, no auditório do Regional.
O presidente eleito do TRE-BA, que comandará a Corte Eleitoral baiana pelos próximos dois anos, manifestou expectativa favorável quanto ao novo cargo. “Sou juiz há mais de 32 anos e, ao longo dessa caminhada, tive a oportunidade de atuar como juiz eleitoral em cidades do interior, na capital, e também como vice-presidente e corregedor do TRE-BA. Com a experiência que consegui angariar pretendo contribuir para o aperfeiçoamento dos processos eleitorais, uma melhor prestação jurisdicional da Justiça Eleitoral”, afirmou o magistrado.
Trajetória
Edmilson Jatahy Fonseca Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1984, aos 22 anos. Em 1986, tornou-se juiz de direito. Desde então, passou a atuar na área do Direito Eleitoral, tendo respondido por diversas Zonas, incluindo duas de Salvador: 10º ZE, em 1992; e a 2ª ZE, em 1994. Sua trajetória inclui ainda o comando de varas cíveis e criminais, tanto no interior quanto na capital do estado. Jatahy Júnior foi reconduzido ao posto de membro efetivo do TRE-BA pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em dezembro de 2018, e em janeiro deste ano foi eleito presidente da Corte Eleitoral, pelo biênio 2019-2021.