TRE em Todo Lugar lança projetos educativos durante ação inédita no SESI Itapagipe

Programação contou com palestras e atividades interativas e envolveu alunos dos Ensinos Fundamental e Médio

TRE em Todo Lugar SESI Itapagipe

Os alunos da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino (SESI), em Itapagipe, participaram, nesta terça-feira (30/8), da ação itinerante “TRE em Todo Lugar no Combate à Desinformação”. A iniciativa lançou três produtos inéditos criados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA): a revista em quadrinhos "Urninha e Votinho", o jogo interativo em formato quiz e o pacote de figurinhas, com personagens criados pela Justiça Eleitoral. A atividade envolveu cerca de 500 estudantes, entre 14 e 17 anos, e foi realizada ao longo de todo o dia.

A ação é realizada pela Comissão de Enfrentamento à Desinformação, com apoio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). Para o coordenador da Comissão, Victor Xavier, apresentar os produtos para a comunidade escolar “é importante porque é um local símbolo do início da vida em sociedade”.

“Discutimos com os alunos assuntos como checagem de fatos, fake news, estreamos a nossa revista e apresentamos os personagens criados pelo nosso Tribunal. Para nós, é muito prazeroso perceber a facilidade com que os jovens captam os conteúdos e se tornam multiplicadores da boa informação”, pontuou Victor Xavier, que é também secretário de Planejamento e Eleições do TRE-BA.

Urninha e Votinho

A revista em quadrinhos "Urninha e Votinho no Combate às Fake News e à Desinformação" apresenta personagens criados pelo Eleitoral baiano. Na trama, Urninha e Votinho apresentam os malefícios e prejuízos causados pela desinformação e orientam como combater o vírus da fake news. A versão on-line da revista está disponível no site do Eleitoral baiano e pode ser acessada clicando aqui.

A estudante do 1° ano do Ensino Médio, Camila Valesca, está alinhada com as orientações de Urninha e Votinho. Ela alerta que “a desinformação não está apenas na política” e que o contato com esses conceitos podem auxiliar no processo de conscientização da sociedade.

“Temos fake news em todo lugar. Com essa experiência do TRE, em que aprendemos o que é, quais os problemas que podem causar e como enfrentar a desinformação, conseguimos construir um senso de sociedade em que entendemos o que não devemos fazer”, comentou a estudante.

Os personagens da revista também ilustram o pacote de figurinhas criado pelo Eleitoral baiano e também lançado durante a ação do TRE em Todo Lugar. Para baixar os stickers,clique aqui.

Eleição simulada

Por meio de uma votação simulada, os estudantes puderam conhecer o novo modelo da urna eletrônica, que será utilizado pela primeira vez nas Eleições Gerais deste ano. Além de conhecer a ordem de votação, os alunos obtiveram esclarecimentos sobre o funcionamento do equipamento. Para o estudante Pablo Sacramento, do 1° ano do Ensino Médio, a experiência foi uma preparação para sua primeira participação como eleitor.

“Eu tenho 16 anos e esta será minha primeira eleição. Nunca tive contato com as urnas eletrônicas e achei muito legal como ela foi construída. Foi muito estimulante poder aprender como votar, ainda mais de uma forma tão criativa”, descreveu o aluno.

O jogo de perguntas “FatoouFake.me” possui colaboração do TRE baiano nas fases que tratam sobre a Justiça Eleitoral, com perguntas relacionadas ao processo de votação e Democracia. O quiz foi desenvolvido pela designer gráfica Luana Costa e é resultado do seu mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal da Bahia. A ideia, conta Luana, foi criar um jogo educativo para promover o letramento midiático e combater a desinformação. Coube ao programador Vinícius Costa fazer quiz funcionar.

Letramento midiático

A tela inicial do jogo oferece um menu com oito fases. A partida começa com um bate-papo, como se o jogador estivesse em um aplicativo de mensagens instantâneas. Os desafios são trazidos no diálogo com Júlia, assistente virtual que vai testando os conhecimentos de cada um. Em cada fase, FatoouFake.me questiona temas como a criação da Justiça Eleitoral e a nova urna eletrônica. 

Toda a adaptação do jogo para a Justiça Eleitoral foi pensada pelo secretário Victor Mesquita e pela assistente de cerimonial Lourdes Pontes, com a supervisão da assessora de comunicação Daniele de Jesus. Essa parte do trabalho envolveu pesquisa, criação das questões e edição. “O quiz começa com conteúdos simples e vai ficando mais complexo a cada fase. O interessante é que o jogo não traz só perguntas, mas indica caminhos para cada pessoa exercer a sua cidadania”, conta Lourdes.

Entre esses caminhos estão os canais de denúncia para desinformação, como o Pardal, e serviços sobre aplicativos e sistemas da Justiça Eleitoral à disposição do público. De acordo com Luana Costa, o jogo foi criado a partir de uma pesquisa sobre desinformação e letramento midiático. “A ideia foi criar um produto educativo onde o jogador, além de julgar a veracidade dos conteúdos, pode refletir sobre a desinformação e seus potenciais impactos sociais”.

A professora de História, Iracema Guimarães, destacou que a oportunidade possibilita aos estudantes “pensar por si próprios”. Para a educadora, “os projetos são maravilhosos, pois permitem aos alunos pensar e discutir Democracia, exercitar a consciência crítica e o poder de análise”, ressaltou.

O jogo FatoouFake.me possui uma licença Creative Commons e tem layout responsivo, se adaptando a diferentes telas. A proposta foi fazer em formato de site para facilitar o acesso, considerando que o aplicativo, para ser instalado, ocupa espaço no celular. Para acessar o jogo, clique aqui

Ascom TRE-BA; PS 

Pra cego ver: Estudantes do SESI de Itapagipe e integrantes do TRE-BA posam para foto exibindo a história em quadrinhos Urninha e Votinho

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido