TRE-BA lança “Democracia Representativa: do voto e do modo de votar”, primeiro livro da coleção Obras Raras

O objetivo é permitir a difusão do conhecimento da evolução histórica do processo político-democrático, sobretudo o brasileiro; download gratuito pode ser feitos pelo site da EJE/BA

TRE-BA Obras Raras

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou o primeiro livro da coleção Obras Raras, projeto da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). A coleção foi lançada no último dia 7 de dezembro com a obra “Democracia Representativa: do voto e do modo de votar”, escrita por Joaquim Francisco de Assis Brasil e publicada pela primeira vez em 1893. 

A coleção “obras raras” é um projeto original e inovador, concebido com a finalidade de transpor para a contemporaneidade, mediante sua reimpressão, obras de Ciência Política e de Direito Político esgotadas ou não publicadas, em língua portuguesa ou estrangeira (traduzida para o português), e de grande relevância para a compreensão do debate político atual. O objetivo é permitir a difusão do conhecimento da evolução histórica do processo político-democrático, sobretudo o brasileiro, a fim de que a sociedade possa discutir fundamentadamente, com espírito crítico, o processo eleitoral moderno. 

“O TRE-BA tem a honra de oferecer ao público a reedição de uma das mais importantes obras jurídicas já escritas no Brasil, texto inspirador da criação desta justiça especializada, publicado há mais de um século por aquele que é considerado seu patrono”, escreveu o presidente Roberto Frank na apresentação da obra. Esgotado há décadas no mercado editorial, o livro trata da história das instituições eleitorais brasileiras.  

A primeira tiragem será destinada às Escolas Judiciárias Eleitorais e às principais bibliotecas do país, mas a versão digital já está disponível para todo o público. O acesso e download gratuito podem ser feitos pelo site da EJE-BA. 

Acesse o livro Democracia Representativa

Pra cego ver: card com fundo azul, democracia representativa: do voto e do modo de votar

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido