TRE-BA cria banco de dados de mulheres juristas

Repositório ajudará órgãos públicos e empresas privadas a localizarem mulheres juristas especialistas em diversas áreas do Direito

TRE-BA - 29/06 - repositório digital atualizado
Pra Cego Ver: Card de exibição com fundo roxo e alguns desenhos, uma mulher do lado esquerdo, um notebook do lado direito exibindo a frase: Repositório Digital Mulheres Juristas, e no rodapé direito, a marca do TRE-BA.

Para garantir cada vez mais a participação feminina nos diversos espaços de poder e conhecimento, a Comissão de Participação Feminina do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) elaborou o Cadastro de Mulheres Juristas. O catálogo atende a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevista na Resolução 418/2021.

O cadastro, chamado de Repositório Digital de Juristas, será um banco de dados aberto para ampliar a participação feminina em eventos jurídicos. Através do banco, órgãos públicos, empresas privadas e organizações da sociedade civil poderão acessar uma relação de mulheres com diversas especialidades do Direito para participarem de palestras, cursos e eventos diversos. A inscrição é feita de forma espontânea pelas mulheres, tendo como único requisito possuir um currículo lattes. O contato com as juristas será feito pela plataforma. 

“Não é somente sobre contratar mulheres. É sobre contratar ou convidar para falar sobre um assunto específico. Por exemplo: localizar mulheres juristas aptas a falarem sobre propaganda eleitoral. Esse cadastro será um filtro para os órgãos públicos. Isso é muito importante, pois há uma dificuldade na identificação de mulheres especialistas nas diversas áreas do Direito para participação dos eventos”, afirma Amanda Bretas, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). 

A coordenadora ainda pontua que a iniciativa é de grande relevância por não limitar a participação das mulheres em eventos somente para abordar temáticas relacionadas ao universo feminino. “Essa é uma grande oportunidade para se dar mais voz para essas mulheres e para que as pessoas possam conhecê-las e ingressar mais ainda no meio acadêmico”, avalia.

Clique aqui para acessar o cadastro

Ascom TRE-BA; CM

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido