TRE-BA recebe visita de estudantes de Relações Internacionais

Alunos conheceram a história da Justiça Eleitoral por meio de palestra e visita ao Centro de Memória do Regional

Visita Unijorge
Pra Cego Ver: Foto de alunos na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Salvador.

Por meio do Projeto Universitário Cidadão, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA), estudantes do curso de Relações Internacionais da Unijorge visitaram o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e conheceram o Centro de Memória da instituição, além de assistirem à palestra sobre a história da Justiça Eleitoral. 

Saiba mais sobre a visita na TV TRE-BA.

A chefe da Seção de Programas Institucionais (Sepri), Adriana Passos, recebeu os graduandos na Sala de Sessões do Regional baiano. De acordo com a servidora, o Projeto Universitário Cidadão tem o objetivo de “aproximar os jovens da Justiça Eleitoral. Para isso, convidamos esse público a conhecer o funcionamento desta Justiça especializada”.

No roteiro da visita ao Tribunal, uma palestra com o analista judiciário do TRE-BA, Jaime Barreiros. A apresentação conta a história da JE - desde o momento de sua criação, em 1932 - além de destacar o papel dos tribunais eleitorais na sociedade. “É importante que, não só os estudantes de Relações Internacionais, mas também de Direito, de Ciência Política e demais cursos possam se inteirar sobre a Democracia brasileira. Esses jovens são reprodutores do conhecimento”, explicou Barreiros.

Para o professor Leonardo Severo, da disciplina Estado e Democracia, “o projeto é importante para apresentar aos estudantes o sistema eleitoral brasileiro. Viemos conhecer a estrutura, sair um pouco da sala de aula e buscar outras metodologias para além das salas”.

Já os graduandos, que interagiram em todos os momentos da visita, puderam tirar dúvidas sobre assuntos pertinentes ligados à JE. A aluna Isabela Pitangueira enalteceu a transparência do Tribunal e ressaltou a segurança do sistema eleitoral do país: “Esta visita é essencial para tirarmos várias dúvidas, principalmente sobre as fake news e o funcionamento das urnas eletrônicas”, disse.

Sobre o Projeto Universitário Cidadão

O Projeto Universitário Cidadão existe desde 2015 e é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). Para participar, a turma pode entrar em contato com a EJE pelo e-mail eje@tre-ba.jus.br ou pelo portal do TRE-BA. O programa ainda conta com um passeio pela instituição, que pode ser feito também em modalidade virtual, por meio da página da EJE/BA.

Ascom TRE-BA; PS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido