Eleição suplementar: definida a urna que passará por auditoria em Maiquinique

Decisão aconteceu na manhã deste sábado (26/11) em sorteio transmitido ao vivo pelo canal do TRE-BA no You Tube

Eleição suplementar no interior do estado. Definida a urna que passará por auditoria em Maiquinique

A urna eletrônica que será submetida à auditoria da votação, na Eleição Suplementar de Maiquinique que acontece domingo (27/11), foi sorteada em audiência pública na Câmara de Vereadores do município, na manhã deste sábado (26/11). O equipamento definido é da seção 60 (situado na Escola Municipal Maria Celeste Meira Virgens Coqueiro), pertencente à  91ª Zona Eleitoral, com sede em Macarani. 

Veja na TV TRE-BA

A juíza de direito e presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica da Eleição Suplementar, Adiane Jaqueline Neves da Silva, conduziu os trabalhos conforme as diretrizes estabelecidas no Edital nº 01/2022. Representantes de partidos políticos e da subseção da OAB-BA em Itapetinga acompanharam o procedimento,  que foi transmitido ao vivo pelo canal no YouTube do TRE-BA.

Na audiência, representantes dos partidos políticos preencheram 270 cédulas de papel. "Os votos físicos foram depositados em uma urna de lona que ficará lacrada até o começo da votação, no domingo. A 91ª Zona Eleitoral trouxe para a Câmara de Maiquinique a urna eletrônica sorteada, para que amanhã ocorra uma votação simultânea com os dados preenchidos nas cédulas", explicou a juíza Adiane da Silva. Vale lembrar que uma das urnas de contingência será preparada para substituir o equipamento de votação que foi destacado por sorteio para ser auditado.

As cédulas usadas na auditoria fazem parte do teste de integridade das urnas eletrônicas. O procedimento acontecerá simultaneamente ao período de votação, das 8h às 17 horas. O secretário da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Athiê Ramos, destaca que esta etapa acontece para que, no final, seja feita a conferência entre os resultados da votação com cédulas e o da votação na urna eletrônica. "Todos os procedimentos que ocorrem nas demais seções, a exemplo da emissão da zerésima, acontecerão também com esta urna que está na Câmara", reforçou Athiê. 

A auditoria da votação eletrônica poderá ser acompanhada neste domingo (27/11) na TV TRE-BA no You Tube, a partir das 8 horas.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido