TRE-BA realiza projeto piloto do Teste de Integridade com Biometria

Procedimento faz parte da auditoria da votação eletrônica e teve participação voluntária de eleitores

Teste de integridade - eleições 2022

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza “Projeto Piloto Teste de Integridade com Biometria” nas Eleições Gerais que ocorrem neste domingo (2/10). O projeto foi iniciado às 8h, quando o pleito começou oficialmente em todo país. Do mesmo modo, seguindo o horário da votação oficial, o teste será encerrado às 17h. De acordo com o técnico judiciário Sérgio Ricardo, o projeto funciona da mesma forma que a auditoria das urnas eletrônicas convencional, conhecida como votação paralela. O processo também envolve a comparação do resultado da urna eletrônica com o resultado obtido em votação por cédula de papel.

No projeto piloto, em específico, mais uma etapa é acrescentada, que é quando eleitores são convidados a participarem do processo. A partir do momento em que topam participar, os eleitores apresentam o comprovante de votação, assinam um termo de consentimento e inserem suas digitais para a votação nas urnas que estão sendo auditadas.

A audiência que definiu as urnas eletrônicas para serem auditadas na Bahia foi realizada no sábado (1º/10), véspera do pleito. O projeto piloto ocorre em duas urnas eletrônicas, das seções 211 e 261, pertencem à 16ª Zona Eleitoral. A auditoria ocorre na sede do TRE-BA. “O objetivo do teste de integridade é comprovar que a urna eletrônica computa corretamente os votos que são lançados”, explica o técnico judiciário. 

“Com o encerramento das eleições, o resultado será computado e registrado em uma ata sobre o processo de apuração. Estando tudo em conformidade, colheremos as assinaturas dos fiscais e enviaremos todo o material para os integrantes da Comissão do Teste de Integridade”, explica o servidor. Outras 41 urnas estão sendo auditadas no estado. 31 equipamentos estão sendo submetidos ao Teste de Integridade (em biometria) e dez ao Teste de Autenticidade. 

Saiba mais sobre a audiência que definiu as 43 urnas da auditoria no estado

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido