TRE-BA promove educação eleitoral com estudantes do colégio Salesiano, em Salvador

Em evento nesta quarta (21/9), alunos do 3º ano do Ensino Médio e do 5º ano do Fundamental conheceram projetos de combate à desinformação e participaram de votação simulada nas urnas que serão usadas em outubro

TRE-BA PROJETO ESCOLAS COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Estudantes do colégio Salesiano Dom Bosco, em Salvador, participaram, nesta quarta-feira (21/9), do projeto TRE em Todo Lugar. Adaptado como um cartório itinerante, o caminhão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia esteve no pátio da escola, no bairro de São Marcos, onde alunos do 3º ano do Ensino Médio e do 5º ano do Fundamental conheceram projetos educativos do TRE-BA e participaram de votação simulada nas urnas eletrônicas. 

A iniciativa fez parte da Secretaria de Planejamento de Estratégia, de Inovação e de Eleições (SPL) do Eleitoral baiano, com apoio da Comissão de Enfrentamento à Desinformação. Jovens que irão votar pela primeira vez este ano e crianças que, embora ainda não votem, têm direito à educação política, aprenderam sobre a Justiça Eleitoral, que completou 90 anos em 2022.

“O principal processo do TRE-BA não é julgado por magistrados, mas por vocês, que irão escolher nossos futuros representantes”, afirmou o titular da SPL e presidente da Comissão, Victor Mesquita, à plateia de estudantes. O secretário explicou a logística eleitoral na Bahia, falou sobre a urna eletrônica e definiu a desinformação como uma estratégia de manipulação. “Por isso, a educação digital e a checagem dos fatos são tão importantes. Vocês devem assumir esse compromisso para se proteger e proteger os outros”, disse aos estudantes.

O ambiente escolar foi destacado pelo secretário como marco no início das relações da vida em sociedade. Segundo Victor Mesquita, a ideia é que os conteúdos apresentados pelo TRE-BA aos adolescentes e crianças cheguem a outros jovens, educadores e famílias.

Votação simulada

A servidora Adriana Passos, também da SPL, apresentou aos alunos do Salesiano projetos da Comissão de Enfrentamento à Desinformação. As turmas do 3º e do 5º anos conheceram a história em quadrinhos sobre Urninha e Votinho, personagens da Justiça Eleitoral baiana, e também acessaram, pelo telão do auditório, o quiz sobre a Justiça Eleitoral.

Os grupos visitaram ainda caminhão do projeto TRE em todo lugar, onde se dividiram nos papéis de mesários e eleitores, em votação simulada como a que, alguns deles, participarão no dia 2 de outubro. “Para uma parte dos alunos, foi um treinamento e, para a outra parte, a chance de começar, desde cedo, a saber sobre a importância da participação política”. 

Ascom TRE-BA; CB

Pra cego ver: Foto de jovens sentados em um auditório e os servidores Victor Mesquita e Adriana Passos explicando à frente um slide para as pessoas presentes no local.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido