TRE-BA realiza ação “Bora Votar!” em escolas municipais

Ocasião proporcionará aos estudantes da EJA das escolas Francisco Leite e Lélis Piedade esclarecimentos acerca do processo eleitoral, que visa orientar e incentivar o comparecimento dos eleitores às urnas nas Eleições Gerais de 2022

TRE-BA realiza ação “Bora Votar!” em escolas municipais

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará, hoje e amanhã (14 e 15/9), ações voltadas para a cidadania, através de campanhas esclarecedoras e motivadoras sobre o processo de votação, com objetivo de incentivar o comparecimento às urnas nas Eleições Gerais de 2022, que ocorrerão no próximo dia 2 de outubro. “Bora Votar!” passará pelas instituições de ensino Francisco Leite (Águas Claras) e Lélis Piedade (Brotas), respectivamente. Os encontros estão agendados para acontecer às 19 horas. A mesma ação já foi realizada na Escola Municipal Governador Roberto Santos no bairro do Cabula, no dia 31.08.

A campanha, organizada pela Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL), com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral do Regional baiano (EJE-BA), adota a seguinte metodologia:  explanação dialogada ministrada por um servidor (a) do TRE-BA sobre a importância da participação no processo democrático, com a projeção de vídeos e slides, seguida da votação simulada na urna eletrônica (novo modelo), utilizando o treinamento do eleitor, aplicativo elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além dos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), as ações também estão abertas a moradores das comunidades dos bairros envolvidos.

A seleção das unidades escolares tomou por base bairros com elevado índice de eleitores faltosos (Águas Claras, Brotas e Cabula), conforme foi constatado em uma mineração de dados feita no cadastro de eleitores da cidade de Salvador. 

O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - LIODS - JEBA é responsável pela Meta Nacional 9 (2022), que foi traçada de acordo com competência estabelecida pela Resolução CNJ nº 395 de 2021. A  Ação 1 da referida Meta será alcançada com a promoção das três atividades referidas, cujo objetivo é realizar ações que visem à difusão da cultura da inovação em suas diversas dimensões e nas interações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU no âmbito do Poder Judiciário. 

Segundo o Secretário de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL), Victor Mesquita, "com os dados colhidos na mineração, as ações de cidadania, seguindo o plano de ação traçado, estão sendo direcionadas para alcançar eleitores faltosos a fim de motivá-los a participar novamente do processo de votação e assim fortalecer a democracia."

Pra cego ver: Card com a foto de quatro jovens; acima, as frases: BORA VOTAR! e "BATE PAPO" SOBRE A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO PROCESSO ELEITORAL VOTAÇÃO SIMULADA NA URNA ELETRÔNICA (NOVO MODELO).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido