TRE-BA realiza ação de Enfrentamento à Desinformação em colégio na Pituba

Atividade faz parte do projeto “TRE em Todo Lugar” e ocorre por meio da Secretaria de Planejamento de Estratégia e de Eleições (SPL) e da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA)

TRE em Todo Lugar ação em colégio da Pituba

Os alunos do Colégio Estadual Professor Nogueira Passos, localizado na Pituba, participaram, nesta terça-feira (6/9), da ação educativa “TRE em Todo Lugar no Combate à Desinformação”. Ao todo, 245 estudantes, de nove turmas do 6º ao 9º ano, participaram das atividades. O evento foi promovido pela Comissão de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Secretaria de Planejamento de Estratégia e de Eleições (SPL), com cooperação da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). 

A ação contou com a participação do secretário de Planejamento, de Estratégia e de Eleições do TRE-BA, Victor Xavier. Na ocasião, ele falou sobre a importância do combate à desinformação. “A desinformação é um cerceador da liberdade de escolha, fator que não é aceitável e nem desejável para uma democracia”, afirmou. 

Para o secretário, ações desse tipo são fundamentais para que os jovens possam ter acesso a parte do funcionamento da Justiça Eleitoral, uma vez que oportuniza o acompanhamento do desempenho das urnas eletrônicas, por meio da simulação do ambiente de votação que o eleitor encontrará no próximo dia 2 de outubro. “Então, através dessas atividades, e com o diálogo entre professores e profissionais que aqui atuam, nós pretendemos chegar até às famílias que também fazem parte da comunidade escolar, levando a discussão a respeito desse tema”, pontuou.

Já o diretor da unidade escolar, Marcelo da Cruz Nascimento, disse que o projeto contribui para o engrandecimento do exercício da cidadania que sustenta e garante a democracia. “O TRE-BA proporcionou aos estudantes a compreensão sobre o poder e a importância do voto. Inclusive para a formação da cidadania de cada um, onde poderão multiplicar o conhecimento entre seus parentes e amigos. E, quando estiverem aptos a votar, poderão contribuir - de forma consciente - para o país”, observou.

Metodologia

Durante a ação, realizada no pátio do colégio, foi realizada uma explanação dialogada com projeção de slides e vídeos a respeito da importância do voto. O objetivo foi difundir ensinamentos sobre como identificar a desinformação e combater seus efeitos negativos no processo eleitoral brasileiro.  

Na ocasião, os alunos puderam participar de votação simulada, utilizando as novas urnas eletrônicas. Os equipamentos foram montados no caminhão do “TRE em Todo Lugar”. A atividade lúdica empregou o treinamento elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com utilização de partidos e candidatos fictícios (apresentados previamente à coordenação do colégio para que os estudantes conhecessem os nomes antes da votação).

Com auxílio de quatro notebooks, instalados na sala multimídia do colégio, e um aparelho datashow, os estudantes conheceram o Quiz “FatoouFake.me, jogo de perguntas que estimula a reflexão em torno de informações recebidas via internet; a revistinha Urninha e Votinho no Combate às Fake News e à Desinformação, que apresenta personagens criados pelo Eleitoral baiano para ensinar sobre os prejuízos causados pela desinformação; e ainda um pacote de figurinhas, também criado pelo Eleitoral baiano com o objetivo de contribuir para a redução da propagação de fake news por meio dos aplicativos de mensagem instantânea.   

Ascom TRE-BA; HS

Pra Cego Ver: Foto do caminhão itinerante do TRE em todo lugar estacionado; jovens sentados em cadeiras de plástico ao lado do caminhão; uma mulher e um jovem em pé em uma escada próximo ao veículo.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido