EJE/BA participa de projeto ‘Representa’ em escolas do município de Candeias

Ao todo, dez instituições participaram da ação, encerrada nesta quinta (20/4)

Ao todo, dez instituições participaram da ação, encerrada nesta quinta (20/4)

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) participou do projeto “Representa”, promovido pela Secretaria de Educação do município de Candeias (SEDUC). Ao todo, dez escolas da cidade foram beneficiadas pela ação, iniciada no último dia 3 e encerrada nesta quinta-feira (20/4). Na Escola Municipal Julieta Viana, uma das unidades de ensino contempladas pelo projeto, alunos debateram sobre o protagonismo estudantil.    

Durante a ação, realizada na escola na quarta-feira (19/4), os estudantes tiveram contato - pela primeira vez - com as urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Os equipamentos foram levados à instituição por meio do Projeto Eleitor do Futuro, sendo a parte prática da apresentação da EJE/BA, que envolve também palestra e roda de conversa sobre o exercício da cidadania e o processo eleitoral. 

Para Silas Gomes de Santana, servidor do TRE-BA e integrante da equipe da EJE/BA, “envolver os alunos em uma roda de conversas sobre cidadania, eleições e democracia e, ao mesmo tempo, fazer um link entre o eleitor do futuro e o projeto ‘Representa’, foi algo que funcionou muito bem. Falar sobre a importância, finalidade e consequências do exercício do voto é o nosso papel”, considerou.

Para o secretário municipal de Educação de Candeias, Cassio Vinicius, a parceria com o TRE-BA fortalece a conscientização política dos jovens. “O Projeto Eleitor do Futuro abraçou o nosso programa ‘Representa’, colaborando para trazer o protagonismo infantil dos nossos alunos e fomentando a participação dos estudantes dentro das decisões da escola, junto aos gestores e professores. Contar com este apoio de peso do TRE da Bahia, por meio do Eleitor do Futuro, trouxe uma simulação do que é uma eleição, o que colabora para que nossos estudantes entendam melhor sobre como funciona a democracia e a importância da urna eletrônica”, afirmou. 

Eleição

Na Escola Municipal Julieta Viana, o processo eleitoral já faz parte do calendário dos alunos. Isso porque, todos os anos, são realizadas eleições para líderes de classe do Ensino Fundamental II (6º até o 9º ano). A novidade, no entanto, ficou por conta da urna eletrônica, usada pela primeira vez para votação. “Ficou muito chique com toda movimentação das urnas eletrônicas de verdade. Os alunos ficaram motivados e todos os docentes amaram”, afirmou a técnica pedagógica da SEDUC, Lígia Cristina de Souza, responsável pelo projeto ‘Representa’. Os representantes dos estudantes são eleitos para ajudar a coordenação nas questões de maior impacto na comunidade escolar. 

Eleito para liderar os colegas da turma do 6º Ano E, o estudante Cauã Nascimento da Silva, 11, considerou a vitória como uma das mais emocionantes. “Nunca tinha visto uma urna de perto. Das outras duas vezes, na minha antiga escola, era diferente, com papel”, declarou. Ao lado do colega Daniel Reis Bispo dos Santos, vice-líder eleito, Cauã garantiu que cumprirá suas promessas de campanha. “Nosso objetivo é ajudar a manter a organização na sala de aula e contribuir para a melhoria da nossa escola”. 

Ascom / TRE-BA

Jornalista responsável: Hellene Silva

Pra Cego Ver: Na foto, crianças formam fila para ter acesso à cabina de votação montada no pátio da escola.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido