Parceria inovadora entre TRE-BA e Banco do Brasil facilitará acesso aos serviços eleitorais

O site e os canais de atendimento da Instituição Financeira divulgarão o link para a página dos serviços eleitorais; termo foi assinado na quarta-feira (19/4)

Parceria inovadora entre TRE-BA e Banco do Brasil facilitará acesso aos serviços eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) firmou mais uma parceria de sucesso, com o propósito voltado à desburocratização dos serviços prestados pelo Órgão aos eleitores baianos. Dessa vez, o Termo de Cooperação Técnica foi assinado com o Banco do Brasil (BB). A ação tem caráter inovador e foi firmada sem ônus para os cofres públicos.

A parceria entre o Regional baiano e a Instituição Financeira foi oficializada na última quarta-feira, 19 de abril, na sede do Banco do Brasil, em Brasília, quando o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, e o gerente Geral do BB, da unidade de negócios com o setor público, Marcio Antonio Chiumento, celebraram o acordo, que tem duração até 2028.

Para o presidente do TRE da Bahia, desembargador Roberto Frank, a iniciativa atende ao pilar social perseguido pelo Órgão, na medida em que conjuga a tecnologia e a inovação, para disseminar a boa informação para os cidadãos, além de aproximá-los dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. A ideia é fazer uso da criatividade para gerar valor para a sociedade, sem onerar o orçamento público: “Trata-se de mais uma parceria inédita no âmbito do projeto ‘TRE em Todo Lugar’, conhecido pela capilaridade e por formas de possibilitar atendimento aos eleitores de modo presencial, virtual e itinerante. Estamos felizes em concretizar esse projeto, sem ônus para o erário, e saber que o cliente do TRE-BA, no caso, o cidadão baiano, que também for cliente do Banco do Brasil, poderá utilizar o site, o aplicativo e até mesmo o caixa eletrônico do banco para sanar suas pendências com o TRE-BA. Nosso objetivo é facilitar sempre a vida do cidadão, para que ele possa exercer o direito ao voto e, assim, fortalecer a nossa democracia”, declara Frank.

De acordo com Marcio Chiumento, gerente Geral do Banco do Brasil, o acordo firmado com o TRE é um marco relevante também para aquela Instituição, que terá a sua carta de serviços enriquecida com o viés da cidadania: "Acreditamos que a tecnologia e a inovação são ferramentas fundamentais para promover inclusão digital e social. Celebrar essa parceria com o TRE da Bahia, que vem se destacando no cenário nacional nos últimos dois anos, por investir em projetos alicerçados em inovação, tecnologia e governança, é algo muito positivo. Significa colaborar de forma efetiva com o fortalecimento da democracia”.

Com a assinatura do termo de cooperação, o Banco do Brasil passará a divulgar, em seu site e canais de atendimento ao cliente, um link para o portal do TRE-BA, onde será possível ter acesso a uma série de serviços voltados ao eleitor, a exemplo de consultas à situação eleitoral e ao local de votação; obtenção de certidão de quitação; balcão virtual; justificativa eleitoral e consulta de débitos com a Justiça Eleitoral.

A parceria prevê ainda a possibilidade de os clientes do BB receberem, por meio do aplicativo do banco, avisos e orientações da Justiça Eleitoral de forma periódica. Serão alertas sobre prazos eleitorais; datas de eleições; dentre outras informações relacionados ao exercício do voto e da cidadania. Pelo aplicativo bancário será ainda possível receber informações sobre os benefícios de ser mesário, direitos relacionados à identidade de gênero, e questões direcionadas aos eleitores com deficiência.

 Ascom / TRE-BA

Jornalista responsável: RM

Pra cego ver: Foto de dois homens brancos, da esquerda para a direita, presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, e o gerente Geral do BB, Marcio Antonio Chiumento, ambos segurando o contrato da parceria. Ao fundo, logomarca do Banco do Brasil.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido