Dia Internacional da Educação é celebrado com memórias do projeto Eleitor do Futuro

Projeto de educação cidadã da EJE-BA completou 20 anos e vai iniciar, em fevereiro, novo ciclo de visita às instituições de ensino; interessadas devem realizar agendamento por e-mail

TRE-BA-projeto-eleitor-futuro

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) celebra o Dia Internacional da Educação, comemorado nesta terça-feira (24/1), com o Eleitor do Futuro. O projeto da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), que há 20 anos atua na formação cidadã de crianças e adolescentes, inicia, no próximo mês de fevereiro, o cadastramento para visitas da EJE-BA às instituições de ensino do estado.

Leia revista dos 20 anos do Eleitor do Futuro

O Dia Internacional da Educação foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 3 de dezembro de 2018, e comemorado pela primeira vez em 2019. A proposta é enfatizar o papel da educação para a paz e para o desenvolvimento. Reconhecendo a educação como um importante instrumento, o Projeto Eleitor do Futuro busca, por meio de palestras, debates e oficinas pedagógicas como a da simulação de campanha eleitoral e de votação em urna eletrônica,estimular a conscientização política dos estudantes.

As escolas da rede municipal de ensino podem realizar o agendamento diretamente pela secretaria municipal de educação, conveniada ao TRE-BA. As demais instituições, interessadas em participar da ação, devem se inscrever pelo e-mail da Escola Judiciária, por meio do correio eletrônico eje@tre-ba.jus.br.

Sobre o Eleitor do Futuro

Implementado em Salvador, em 2002, o projeto de educar estudantes para a democracia foi exclusividade da capital baiana até 2017, quando a EJE-BA passou a expandir a proposta para algumas cidades no interior. “Na ocasião, o TRE-BA aproveitou o processo de implantação do cadastramento biométrico e os acordos de cooperação com os municípios, para realizar também ações de cidadania”, explica o servidor Silas Gomes, da Seção de Programas Institucionais (SEPRI).

A primeira ação educativa fora da capital baiana ocorreu no ano de 2017, em Porto Seguro. Atualmente, 31 cidades são atendidas pelo projeto, a exemplo de Feira de Santana, Eunápolis, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Brumado, Valença, Santo Antônio de Jesus e Ilhéus (Veja lista completa). Desde então, informa Silas, as ações da EJE-BA têm alcançado as diversas regiões do estado, algumas sendo realizadas, inclusive, pelos servidores lotados nas zonas eleitorais do interior.

Também faz parte do Projeto visitas guiadas de estudantes às instalações do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Nestas visitas, os alunos conhecem o Centro de Memória, assistem palestras e podem acompanhar uma sessão de julgamento pelo Pleno do Tribunal. Mais informações estão disponíveis no site da Escola Judiciária: http://eje.tre-ba.jus.br/.

CB

Pra cego ver: Estudantes baianos exibem cartilha do TRE-BA, Voto e Cidadania

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido