Revista STI é publicada e reforça importância do intercâmbio entre o serviço público e a universidade

Projeto Residência em TI, uma parceria entre o TRE-BA e a UFBA, resulta em 14 artigos sobre soluções de TI, voltados para a governança, a tecnologia e a inovação

Revista STI é publicada e reforça importância do intercâmbio entre o serviço público e a univers...

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) compartilha a Revista STI, cujo tema é o Projeto Residência em TI, fruto de um convênio celebrado entre o TRE-BA e o Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (IC/UFBA), com vistas a capacitar servidores da área de Tecnologia da Informação do Tribunal em tecnologias emergentes, ao tempo em que promoveu a integração de profissionais recém-graduados em cursos da área de TI às atividades do Tribunal.

A revista, cuja diagramação foi realizada pela Seção de Gestão da Informação (SEINFO), reúne os 14 artigos científicos escritos pelos participantes desse projeto e sintetiza os resultados alcançados por essa iniciativa. Os textos apresentados versam sobre os projetos de desenvolvimento de softwares - a exemplo do portal de business intelligence (BI), a construção da API do TRE-BA, o assistente virtual OTTO e o projeto de reconhecimento de imagens - e os desafios da aplicação prática de conceitos teóricos.

Essas áreas foram definidas após diagnóstico realizado no próprio Tribunal. O BI possibilita a integração centralizada de informações vindas de diversas bases de dados e permite aos gestores uma tomada de decisão mais segura e efetiva, bem como a disponibilização, pelo Tribunal, de informações mais completas e de fácil visualização para o público em geral. Já o assistente virtual (chatbot) traz a inovação do tratamento de linguagem natural por voz para atendimento ao público.

Um exemplar da Revista foi enviado a cada secretário de TI dos Regionais eleitorais e do TSE, ao Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do CNJ e ao Instituto de Computação da UFBA. O compartilhamento de boas práticas evita que erros sejam repetidos e potencializa a inovação e a consequente melhora dos serviços prestados. Cada autor também recebeu um exemplar e a Revista está disponível para consulta no acervo físico da Biblioteca Desa. Ruth Pondé Luz, assim como na página do Tribunal na Internet, no endereçohttps://www.tre-ba.jus.br/institucional/biblioteca/publicacoes-do-tribunal.

O professor Ivan do Carmo Machado, um dos coordenadores da residência, ressaltou que os resultados do Projeto Residência em TI, sintetizados nessa edição da Revista STI, “são frutos de um enorme esforço coletivo, desde a concepção do projeto até a sua entrega. Esse esforço envolveu a participação de diversos servidores do TRE-BA, a quem tive o enorme prazer de atuar conjuntamente neste projeto. Quero aqui agradecer a esses servidores, que trabalham incansavelmente por uma Justiça Eleitoral cada vez mais acessível, transparente, ágil e eficaz. Em nome do Instituto de Computação e da Universidade Federal da Bahia, os nossos mais sinceros agradecimentos”.

Fonte: Seção de Apoio à Governança e à Gestão de TIC

Pra cego ver: Card com a sigla STI e a logomarca do TRE-BA

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido