TRE-BA promove ação de Enfrentamento à Desinformação em colégio de Pernambués

Estudantes do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro participaram da atividade de conscientização e combate à desinformação

Estudantes do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro participaram da atividade de conscienti...

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoveu, na última terça-feira (30/5), mais uma ação educativa de Enfrentamento à Desinformação. A atividade, realizada no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, contou com a participação de cerca de 50 estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

A ação, realizada com o apoio do projeto “TRE em Todo Lugar”, no âmbito da Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-BA, envolveu uma explanação dialogada sobre fake news e desinformação, com dicas de como identificá-las e de boas práticas para o acesso à informação na web. Também houve distribuição da revista em quadrinhos "Urninha e Votinho no Combate às Fake News e à Desinformação", material criado pelo Eleitoral baiano para abordar o tema de maneira lúdica. 

Para o estudante Jorge Luiz da Silva, “a palestra trouxe um grande conhecimento. A atividade foi muito importante para que nós não nos deixemos ser envolvidos por isso [desinformação]”, afirmou. Adriana Maia, vice-diretora do colégio, ressaltou a urgência do enfrentamento às notícias falsas: "É muito importante fortalecer o combate às fake news, que tanto prejuízo trazem para a gente”, frisou. 

Comissão de Enfrentamento à Desinformação 

A Comissão de Enfrentamento à Desinformação é um grupo de trabalho formado por servidores de diversas áreas do TRE-BA, com o fim de desenvolver ações em prol da defesa da democracia, visando o combate às notícias falsas, descontextualizadas, as quais funcionam como mecanismo de manipulação de pessoas e interferem no processo democrático. 

A ação no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro foi a terceira realizada pela SPL em 2023. Em março, a Escola Lua Nova, localizada na Pituba, recebeu servidores deste Tribunal para tratar do tema com estudantes do Ensino Fundamental I. Em abril, foi a vez da Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira, participar da ação com alunos da EJA. A próxima ação educativa está agendada para o dia 07 de junho, no Colégio Estadual Professora Georgina Ramos da Silva, na Boca do Rio, também para o público da Educação de Jovens e Adultos. 

Atualmente, a Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-BA e a Secretaria Municipal de Educação de Salvador dialogam no intuito de garantir a assinatura de um termo de cooperação para a realização de outras ações educativas no âmbito do enfrentamento à desinformação. 

Ascom / TRE-BA

Jornalista responsável: Daniel Farias

Pra cego ver: Na imagem, dezenas de estudantes, sentados em cadeiras de plástico dispostas em um pátio, assistem à apresentação. À frente deles, no canto direito da imagem, uma mulher em pé fala ao microfone. 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido