81º Coptrel: presidentes dos TREs estão reunidos em Brasília até esta sexta (19)

Abertura oficial do 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs foi realizada na noite desta quinta (18/5), no TRE-DF; evento debate ações para realização das Eleições Municipais 2024

Abertura 81º Coptrel na sede do TREDF

A capital federal recebe, a partir desta quinta-feira (18/5), o 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (81º Coptrel). O evento foi aberto pelo presidente do Colégio, desembargador Roberto Maynard Frank, em cerimônia realizada no início da noite, na sede do TRE do Distrito Federal. A solenidade contou com a presença do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A programação do 81º Coptrel segue até esta sexta-feira (19/5). 

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, aproveitou sua passagem pelo encontro para fazer um agradecimento público aos presidentes dos TREs pela realização das eleições em 2022. “A minha vinda aqui é muito mais um agradecimento a cada um das senhoras e dos senhores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. No ano passado nós demos mostras que, com todo tipo de adversidade, nós garantimos as Eleições Gerais, a vontade popular e a democracia no Brasil”, declarou.

Durante a abertura do evento, o presidente do Coptrel, desembargador Maynard Frank, que também preside o TRE da Bahia, agradeceu a presença do presidente do TSE, deu boas-vindas aos seus pares, e também destacou a importância do papel da Justiça Eleitoral como fiadora da democracia e relembrou o papel do Coptrel que, segundo ele, “é promover a uniformização de procedimentos, o amplo compartilhamento de boas práticas e o debate de questões jurídicas e administrativas visando sempre o aperfeiçoamento democrático”, frisou. 

O presidente do Coptrel disse ainda desejar que “o encontro seja marcado por debates positivos, pela construção de consensos e pela busca constante de aprimoramento. Que as deliberações aqui decorrentes convertam-se em ações efetivas e medidas que fortaleçam a democracia e a Justiça Eleitoral em todo o território nacional”, completou Maynard Frank. 

O presidente do TRE-DF e anfitrião do 81º Coptrel, Roberval Belinati, agradeceu o empenho dos servidores da Justiça Eleitoral para realização do evento e destacou a contribuição do presidente do Coptrel. “Quero, mais uma vez, agradecer o apoio do presidente Maynard Frank, que em muito nos ajudou na organização deste evento, e também agradecer a todos que estão aqui trabalhando e participando deste momento histórico na vida da Justiça Eleitoral brasileira. Muito obrigado", afirmou. 

Além dos presidentes do Coptrel, TRE-DF e do TSE, compuseram a mesa de honra: o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador José Cruz  Macedo; o governador do DF, Ibaneis Rocha; o corregedor-geral Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves; o corregedor Regional Eleitoral do DF, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa; o procurador Regional Eleitoral do TRE-DF, Zilmar Antonio Drumond; o presidente do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), Telson Ferreira; o advogado Miguel Fiod, em nome da OAB do DF, e o coordenador-geral do SINDJUS (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF) José Rodrigues Costa Neto. 

Programação

Apesar da abertura oficial na noite desta quinta-feira (18), a programação do 81º Coptrel teve início desde a manhã, com a reunião dos assessores de Comunicação dos TREs. Na ocasião, foram debatidas estratégias para as Eleições Municipais de 2024. Já durante a tarde, estiveram reunidos os diretores-gerais. O resultado das discussões será apresentado aos presidentes dos tribunais eleitorais durante a programação da sexta-feira (19/5).

O encontro dos presidentes ocupa toda a programação do segundo dia do 81º Coptrel e prevê discussões sobre diversos temas, a exemplo da realização do concurso público, regras para fiscalização da propaganda eleitoral, auditoria das urnas eletrônicas, valorização dos servidores e etc. 

Dentre as atividades finais, está prevista a apresentação da Carta de Brasília, documento que reunirá as deliberações ocorridas durante o encontro para encaminhamento ao TSE. Também ao final do dia os presidentes deverão definir a sede e a data do 82º Coptrel.  

Sobre o Coptrel 

Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e, desde janeiro deste ano, é presidido pelo desembargador Roberto Maynard Frank, que é também presidente do TRE baiano.

 Ascom TRE-BA; LC e RM

Pra cego ver: Seis homens de estatura e idades diferentes, trajando roupa social (paletó e gravata). O grupo está posicionado à frente de uma grande mesa, todos de pé e lado a lado. Atrás, no centro da parede, um grande crucifixo pendurado, e, do lado esquerdo da foto duas bandeiras.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido