Business Intelligence contribui para gerenciamento de dados no TRE-BA

Regional baiano utiliza ferramenta para aprimoramento da gestão; sistema pode ser acessado no link http://sitebi.tre-ba.jus.br/

Business Intelligence

Com o objetivo de aprimorar o gerenciamento de dados estratégicos e fornecer suporte às diferentes unidades para tomada de decisão, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) adotou, desde 2011, o uso da Business Intelligence (BI), através da disponibilização do portal de BI, disponível no âmbito do Regional baiano.

Em 2021, foi lançada a segunda versão do portal, agora usando a ferramenta Power BI da Microsoft para o desenvolvimento dos painéis. Essa decisão foi resultado das parcerias com o Laboratório de Inovações do TRE de Goiás e com a UFBA no projeto de Residência de TI.

A STI/COSINF/SEDESC têm engendrado esforços para atender à crescente demanda pela confecção de painéis das mais diversas áreas do Tribunal, de modo a atender melhor as particularidades de cada unidade. Atualmente a plataforma utilizada no TRE-BA conta com 18 painéis, que envolvem diferentes temas, a exemplo de estatísticas processuais, filiação partidária, licitação, sustentabilidade, gestão orçamentária e financeira, dentre outros.

De acordo com a Seção de Estatística (SESTAT/COPEG), o aprimoramento do Portal de BI é fruto de um monitoramento constante e é potencializado na medida em que ocorre uma ampliação do uso da ferramenta por parte dos servidores. Isso porque o usuário é também responsável por reportar inconsistências e/ou enviar sugestões de melhorias.

A chefe da SESTAT, Tatiana Andrade, explica que “com o BI, diversas tarefas foram automatizadas, proporcionando ganho de tempo e produtividade, além de centralizar todas as informações em um único espaço e reduzir significativamente a possibilidade de falhas, principalmente humanas. A partir de simples cliques de mouse, o interessado dispõe de informações relevantes, que podem ser atualizadas, comparadas ou combinadas, com a possibilidade ainda de exibição em gráficos e tabelas dinâmicas e interativas. Sem dúvida, é uma ferramenta que veio para ficar”, garante.

Para o estatístico do TRE-BA, Jessidenes Leal, “a ideia é possibilitar o fácil acesso às informações consolidadas pelo Tribunal, conferindo, assim, ainda mais transparência aos seus atos, além de auxiliar no processo de tomada de decisões, com lastro na disponibilização de dados produzidos, muitas vezes em tempo real, cuja qualidade é constantemente monitorada e que, por isso, gozam de confiabilidade”, completou.

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta de gestão utilizada para acompanhamento e monitoramento de informações orçamentárias, administrativas e estratégicas. O sistema proporciona uma visão abrangente da organização, possibilitando a implementação de alterações positivas, a eliminação de ineficiência e a rápida adaptação às mudanças corporativas, contribuindo decisivamente, no âmbito do Poder Judiciário, para o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o TRE-BA? O Portal de BI do órgão pode ser acessado na intranet, no endereço http://sitebi.tre-ba.jus.br/

Ascom / TRE-BA; com informações da SESTAT/COPEG

Pra cego ver: fotografia de homens dentro da linha de produção das urnas eletrônicas, mostrando ao fundo os equipamentos.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido