Eleitor do Futuro debate democracia e leva serviços do TRE para a ONG Espaço Cidadania

Adolescentes puderam realizar o alistamento eleitoral e participar de palestra sobre conscientização política

Eleitor do Futuro debate democracia e leva serviços do TRE para a ONG Espaço Cidadania

Os jovens da Organização Não Governamental (ONG) Espaço Cidadania, situada no bairro de Nazaré, em Salvador, viveram um dia de conscientização sobre o voto por meio do projeto Eleitor do Futuro. A iniciativa, coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA) do TRE baiano, busca estimular a conscientização política de crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral.  

Durante a ação, realizada no último dia 17 de maio, foram promovidas palestras, eleições simuladas com uso de urna eletrônica, além de outras dinâmicas pedagógicas com temas relacionados à democracia, à cidadania, às eleições e à participação política.

Para a assistente social da ONG, Livia Maria Tapuias, a parceria com a Justiça Eleitoral possibilitou aos jovens uma melhor compreensão do sistema democrático brasileiro e a função de cada Poder na sociedade, “o que é muito importante para que, futuramente, eles saibam onde cobrar seus direitos”, afirmou. Além dos jovens atendidos pela ONG, seus familiares também puderam acessar os serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral durante a ação.  

Sobre o Espaço Cidadania

O Espaço de Cidadania é uma ONG do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) dedicada à oferta de ações e serviços socioassistenciais gratuitos para o público entre 15 e 17 anos. O objetivo é fortalecer a convivência social, a participação cidadã, o retorno ou permanência na escola e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Sobre o Projeto Eleitor do Futuro

Coordenado no estado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), o Projeto Eleitor do Futuro tem o objetivo de promover o exercício da cidadania e incentivar o alistamento eleitoral de jovens, por meio da conscientização sobre a importância da participação política e do exercício do voto.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site da EJE/BA, eje.tre-ba.jus.br. Instituições interessadas em receber ações do Eleitor do Futuro, ou de outros projetos coordenados pela EJE/BA, poderão preencher formulário, também disponibilizado na página da Escola. 

Ascom TRE-BA; RM

Pra Cego Ver:  Quinze jovens, meninos e meninas, todos negros, estão sentados em cadeiras assistindo a apresentação de um servidor do TRE, que está em pé. Atrás dele é exibida a projeção de um slide sobre o projeto Eleitor do Futuro.

Twitter: @trebahia
Facebook: www.facebook.com/trebahia
YouTube (TV TRE-BA): www.youtube.com/tvtreba
Instagram: www.instagram.com/trebahia

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido